PORTO REAL
Quem gosta de Carnaval não pode perder a exposição do fotógrafo italiano Riccardo Giovanni que acontece até nesta sexta-feira, dia 1º, no Horto Municipal de Porto Real, no Centro da Cidade. A visitação acontece das 8 às 17 horas. A entrada é gratuita.
A exposição chegou ao município através de um pedido do Departamento de Cultura de Porto Real e que foi atendido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC).
Intitulada “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, a mostra reúne painéis de grande porte, com fotografias do acervo de Riccardo destacando sorrisos de euforia, lágrimas, além de detalhes das maquiagens e do figurino durante o Carnaval no Rio de Janeiro. O trabalho foi desenvolvido pelo fotógrafo ao longo de oito anos.
Para ampliar a imersão dos visitantes, todas obras trazem um código que pode ser lido pela câmera do celular e faz o direcionamento para um aplicativo de música que reproduz diversos sambas enredo. “A minha técnica capta uma sensação de profundidade e imersão, sendo que algumas cores nas fotografias são destacadas ou removidas, mas as fotografias em si nunca são modificadas de forma alguma. O trabalho destaca a emoção dos participantes e o incrível que entra na criação dos figurinos e das maquiagens”, disse Riccardo.
CONHEÇA O FOTÓGRAFO
Riccardo Giovanni é arquiteto do site I Love Rio, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro. E também publicou o livro em inglês Think Rio, com mais de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense. Giovanni é membro do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e, pelos trabalhos executados ao longo dos anos, foi reconhecido com a Medalha Tiradentes.