BARRA MANSA
A 22ª edição da Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul) foi aberta nesta quarta-feira, dia 22 no Parque da Cidade. O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado de secretários municipais, representantes de entidades, além do deputado Estadual Tande Vieira, do secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, dentre outras autoridades.
A programação que segue até sábado, dia 25, inclui shows, praça de alimentação e auditório com palestras. O Feira retorna após três anos sendo uma realização da prefeitura com a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap). Estarão presentes instituições como: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Rotary Club; Agência de Desenvolvimento Regional (ADR); além do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A Flumisul tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), do Sicomércio-BM, das empresas ArcelorMittal e Edvaldo Contabilidade e das entidades Sebrae e Firjan.
De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, esta é a história do município sendo modificada. “Barra Mans, por muito tempo, sofreu com industrias, empresas, indo embora, hoje, com o lançamento do Condomínio Industrial, iniciamos um marco, uma nova história. São empresas buscando a nossa cidade,
CONDOMÍNIO INDUSTRIAL
A Flumisul 2023 foi palco para o lançamento do Condomínio Industrial de Barra Mansa, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do município, como destaca o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Bruno Paciello. “Este empreendimento chega com o objetivo de fortalecer e fomentar a nossa economia. Antes mesmo de seu lançamento, o Condomínio já possui um portfólio com empreendimentos interessados em fixar base em Barra Mansa, que possui a melhor logística do Brasil, às margens da Rodovia Presidente Dutra, com entroncamento para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de possuir um ramal ferroviário”.
Dentre os destaques desta edição estão as rodadas de negócios que irão discutir as demandas econômicas, principalmente aquelas ligadas às leis de incentivo fiscal. “Iremos abordar assuntos como a Lei de Incentivo nº 6.979, que isenta o ICMS de 18% para 3% e se faz necessária neste momento em que vamos fazer o lançamento do Condomínio Industrial. Também teremos debates sobre o Plano Diretor do município, com a participação do setor da construção civil. Além disso, vamos seguir a tradição da feira de se apresentar como uma grande rede de networking”, destaca Paciello.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Daniel Volpe, ressalta a importância do local. “Já temos mais de 20 empresas com suas cartas de intenção aceitas. O local vai gerar uma receita tributária de R$ 50 milhões para o município em um ano, serão cerca de 4,5 mil empregos diretos”, aponta.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (23)
– 14 às 18 horas GOV RJ – Rodada de Negócios e Sessão de Crédito.
– 19 às 20 horas – Sebrae – Palestra ‘Atendimento ao cliente: Como satisfazer e encontrar seus clientes’.
– 20 às 21 horas – Sebrae – Lançamento do resultado das pesquisas de avaliação de moradores e empresários sobre o comércio da Região Leste de Barra Mansa.
– 21 às 22 horas – Rotary Club – Prêmio Rosângela Maia Salgado.
Sexta-feira (24)
– 14 às 15 horas – Sebrae – ‘Palestra ‘Tudo sobre a Nova Nota Fiscal de Serviço Eletrônica’.
– 16 às 17 horas – Sebrae – ‘Palestra Finanças Pessoais’.
– 17 às 18 horas – Marcello Souza – ‘Acreditar + Agir = Desenvolver’.
– 19 às 20 horas – Sebrae – Atendimento Sala do Empreendedor.
Sábado (25)
– 15 – Sebrae – Palestra ‘Artesanato como identidade cultural’
– 16 às 22 horas – Setur