RESENDE
Emendas impositivas de autoria do vereador Henrique Lima da Saúde (União Brasil) resultaram na aquisição de um eletrocardiógrafo e três TVs para o Hospital Municipal de Emergência. O valor das emendas é de R$ 14 mil e a intenção do vereador em fazer essa destinação para somar forças com a prefeitura para aprimorar a infraestrutura de uma das principais instituições de saúde da cidade.
As emendas impositivas são feitas pelos vereadores dentro do orçamento do ano subsequente e que, obrigatoriamente a prefeitura tem que executar.
O equipamento eletrocardiógrafo é utilizado para realização de eletrocardiograma, um exame inicial para a avaliação da saúde cardiovascular, capaz de apontar anomalias cardíacas, a melhora ou piora de doenças e a eficiência de medicamentos para arritmias. As TVs, por sua vez, serão instaladas no CTI do hospital, de forma a contribuir para a recuperação dos pacientes. “A TV ajuda diretamente na diminuição do delirium dos pacientes”, aponta o vereador, que é uma alteração transitória no funcionamento do cérebro e ocorre em 2/3 dos internados em CTI.
O vereador destinou uma emenda que permitiu a compra de um televisor para a UPA da Cidade Alegria. Henrique já assumiu compromisso de destinar mais R$ 10 mil em emendas impositivas para a compra de mais TVs para o CTI do Hospital de Emergência. “Com as últimas compras, 70% dos leitos do CTI já estão equipados com TV; o objetivo agora é chegar aos 100%”, concluiu.