VOLTA REDONDA
Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família estiveram abertas no último sábado, para a realização de exames preventivos, o Papanicolau, nas mulheres da cidade. O objetivo foi prevenir o câncer de colo de útero.
Para Gisele Lopes, 29 anos, moradora do bairro Caieiras, este sábado foi muito importante. “Nem sempre, durante a semana, nós mulheres temos tempo para vir ao posto. Eu trabalho e cuido de casa e colocar a campanha no sábado me ajudou e certamente facilitou muitas outras mulheres, pois é um dia que quase ninguém trabalha”, enfatizou.
Segundo Marcela Pereira, de 38 anos, o Papanicolau salva vidas. “Perdi minha mãe assim. Ela demorou a realizar o preventivo e quando ela descobriu não conseguiu se curar. Sofremos muito e por isso não deixo de realizar os exames”, contou.
De acordo com o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento da doença e amplia as possibilidades de cura. “A prevenção é muito importante e o quanto antes for diagnóstica a doença, os médicos podem realizar procedimentos e assim reduzir a incidência de mortes por câncer de útero”, ressaltou.
A Unidade Básica do bairro Siderlândia, além da campanha realizou uma aula de zumba para as pacientes. Cerca de 15 mulheres participaram da atividade.
Segundo o prefeito Samuca Silva (Podemos), a campanha é muito importante para a saúde da mulher. “Muitas doenças podem ser evitadas através da prevenção. As unidades de saúde atendendo aos sábados são mais um facilitador para melhorarmos nisso atendimento público”, finalizou o prefeito.