Parabéns a todos falcoenses de nascimento e a todos que de coração adotaram nosso distrito.
Assim sendo vamos elevar nossas orações ao Deus todo poderoso, agradecendo a todos que contribuíram para estarmos aqui vivendo as maravilhas desta terra abençoada por Deus.
Vamos elevarmos nossas preces pelas almas de todos os que lutaram pelo engrandecimento de nossa terra.
Ao fazendeiro Francisco de Sousa e Almeida pela doação de um alqueire de terra para a construção de uma capela em honra a Nossa Senhora Aparecida e que quem aqui quisesse construir suas casas.
Muitos contribuíram e lutaram nestes 138 anos.
Vamos fazer memória de alguns que destacaram ao longo desta história.
– Em1865 foram erguidas às primeiras casas aqui em Falcão.
– Em 1º de junho de 1873 foi criada a primeira escala em nosso distrito e foi nomeado como o primeiro professor o coronel Felicíssimo do Rego Barros.
Antes disso em 1846 seu pai Felicíssimo José Braga, construiu a capela em honra a Nossa Senhora Aparecida e o cemitério local ao lado da capela.
– E mais tarde em 1898 foi construído pela Câmara Municipal o novo e atual cemitério existente até hoje.
Major Carvalho foi o construtor.
– E mais tarde em 1915 foi inaugurado o trecho da linha férrea, ligando Barra Mansa a Ribeirão Vermelho (E.F. Oeste de Minas gerais.
Na história mais recente do distrito, destacaram:
– O prefeito Marcelo da Fonseca Drable que deixou sua marca construindo a Praça Idalk Cândido de Paiva e o prédio do atual colégio de Falcão.
– E um destaque especial ao saudoso e inesquecível prefeito Luiz Amaral, responsável por todas as melhorias o distrito:
– Água e rede de esgoto em 100% de todas as casas.
– Foi responsável por trazer a luz da Light, abertura de novas ruas e calçamento de todas, abertura e construção da ponte para a estação e construção do atual posto de saúde que oficialmente recebeu o nome do saudoso Dr. José Carlos Farias, desapropriação do campo de futebol e construção da quadra de esportes, construiu a praça da igreja (Praça Francisco de Souza e Almeida, construí a praça Antônio de Paula Pacheco na Rua da Palha e Praça do Centenário. Marco principal da comemoração do primeiro centenário do distrito Falcão.
E tudo começou com a iniciativa do vereador Dr. Antônio Leite
Ribeiro de Almeida, que enviou uma representação ao governo da província do Rio de janeiro em 1882 e 3 anos mais tarde o governador resolveu atender a justa pretensão dos falconenses criando por deliberação em 30 de outubro de 1885 o distrito Falcão.
Representando todos os moradores ao longo destes 138 anos destacamos alguns nomes representando todos os demais falcoenses que marcaram indelevelmente sua passagem por nossa terra:
– Sr. Gomes (liderou a construção da atual capela em honra a São Sebastião.
– Odailton Miranda Pacheco (sempre pronto pra servir a todos e em todo tempo.
– Idalk Cândido de Paiva que comprou e doou o terreno para a construção do atual prédio do colégio.
– E não poderia deixar de mencionar uma das maiores lideranças de nossa terra: Teresa de Oliveira Lima, cuja liderança muito contribuiu para o crescimento e engrandecimento de nosso querido, acolhedor e amado distrito Falcão.
Salve o dia 30 de outubro.
Salve nosso distrito Falcão, pelos seus 138 anos de experiência.
* Por Waldir Bailieiro, ex-vereador de Quatis morador e apaixonado pelo distrito