Valença
No dia do aniversário de Valença de 200 anos, hoje, 17, uma programação de atividades. Uma missa em Ação de Graças será realizada na Catedral de Nossa Senhora da Glória, às 10 horas. A celebração será feita pelo bispo Dom Nelson Francelino Ferreira.
Antes disso, às 9 horas, acontece a reinauguração do chafariz da Praça XV de Novembro. E a noite, para fechar o dia de programações, no Jardim de Cima, na Praça Visconde do Rio Preto, shows de Diogo Nogueira, às 21 horas, e Danilo Soul Balanço, às 23 horas. Amanhã, 18, ainda tem show gospel do cantor Vaguinho, às 19 horas.
A programação de shows teve início no dia 12, com o Trio Alegria e a Banda Lucky. Na sexta foi a vez a Bateria da Velha Guarda Musical de Vila Isabel e também do cantor Leoni. No sábado o Grupo Envolvência e no dia seguinte Serjão Lorosa e o Madureiras. Na segunda foi a vez do Barão Vermelho.
A comemoração ainda contou com eventos esportivos como Volta Ciclística, partida de futebol sub17, Meia Maratona, Motocross.
A Volta Ciclística realizada no dia 12 foi considerada o retorno das disputas que aconteciam no Centro da Cidade. O evento contou com a participação de mais de 150 atletas e foi promovido prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Governo do Estado e da Federação de Ciclismos do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).
Dentre os presentes estavam o secretário de Esporte e Lazer Rômulo Milagres, do deputado André Corrêa e seu pai Luiz Antônio, do vice-prefeito Hélio Suzano. Foram entregues certificados dos campeões das competições realizadas em Valença. Dentre os homenageados, Fernando Vasconcellos, Bilica, Zezé, João Tjader, Arnaldo Vasconcellos, Ricardo Tjader, Juarez Rodrigues. De acordo com o Secretário Rômulo Milagres, foram homenageados mais de 60 atletas que marcaram a história do ciclismo na cidade.
VALENÇA
A cidade de Valença possui uma área de 1308,1 km² (a segunda maior do estado do Rio de Janeiro). Possui seis distritos: Valença (sede), Barão de Juparanã, a “Cidade dos Barões” (2º distrito), Santa Isabel do Rio Preto (3º distrito), Pentagna (4º distrito), Parapeúna (5º distrito) e Conservatória, a “Cidade das Serestas” (6º distrito).