PARATY
Hoje, 6, policiais militares ambientais constataram a veracidade de uma informação repassada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre extração irregular de saibro na Prainha de Mambucaba, em Paraty.
Munidos com a denúncia do Linha Verde, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga estiveram em um sítio localizado na Rua A, onde observaram a extração do recurso mineral com indícios de utilização de uma máquina retroescavadeira. Todo o mineral extraído era colocado em montes dentro do terreno, degradando cerca de 800 metros quadrados de área. Ainda segundo a 4ª UPAm, o terreno está no interior da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, infringindo o Decreto Estadual 46.890 SELCA. Diligências foram realizadas com objetivo de localizar os autores ou placas contendo licenciamento, mas sem sucesso. Diante dos fatos, os policiais procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).