RIO DE JANEIRO
O governador Cláudio Castro deu posse, nesta segunda-feira, dia 2, ao delegado José Renato Torres do Nascimento como novo secretário de Estado de Polícia Civil. A cerimônia ocorreu no auditório da Cidade da Polícia Civil, na Zona Norte da capital do Rio de Janeiro.
Ao lado do vice-governador e secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha, o governador Cláudio Castro elencou pontos positivos da gestão anterior e desejou boa sorte ao novo titular da pasta. José Renato Torres assume no lugar do delegado Fernando Albuquerque.
“Quero agradecer e dar os parabéns ao delegado Fernando Albuquerque, que deixou vitórias históricas, sobretudo na aprovação da Lei Orgânica, ao qual foi um grande batalhador. Dou as boas-vindas ao delegado José Renato, que com sua experiência, garra e seu viés técnico, fazem com que ele esteja completamente preparado para essa nova jornada. Não tenho dúvidas que temos enormes desafios à frente, mas, certamente, a sua chegada dará continuidade ao combate à criminalidade”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O novo secretário de Polícia Civil também deu posse aos delegados que passarão a compor a alta administração. José Renato projetou um trabalho de continuidade, com comprometimento e em parceria com a Polícia MIlitar, o MInistério Público, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, os poderes legislativos e o Judiciário para combater o crime, garantir a liberdade e os direitos previstos na Constituição.
“A segurança pública tem desafios complexos e persistentes. O Rio de Janeiro merece uma polícia que esteja à altura de sua grandeza, que atue com eficiência, integridade, transparência e, acima de tudo, que seja una e indivisível no interesse público e do bem comum”, afirmou.
Perfil do novo secretário
José Renato Torres do Nascimento está no serviço público há mais de 35 anos. Desde 2007, desempenha a função de secretário da Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal de Contas do Município (TCM). Possui experiência em Direito Público, com ênfase em Direito Processual Penal. Também é professor da Escola do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e professor convidado do doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e Negócios PPGDIN/UFF.
Possui doutorado em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF e mestrado em Administração Pública pela FGV, além de cursar pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas na UFF. Além disso, foi praça da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro de 1983 a 1985, ano em que ingressou na Polícia Civil como detetive de polícia.