VOLTA REDONDA/MÉDIO PARAÍBA
A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) ministrou, nesta terça-feira (26/09), a capacitação “A importância das políticas de atenção às pessoas idosas e dos seus conselhos de direito”, para os municípios do Médio Paraíba. A ação, um convênio da Seijes com o Ministério Público e o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), promove capacitações para os 92 municípios do estado, com objetivo de fortalecer a política estadual de proteção e bem-estar da pessoa idosa.
Representantes de dez municípios da região, além da cidade de Japeri, receberam a capacitação no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Os 91 participantes tiveram instruções de como criar e fomentar um conselho municipal, como utilizar o fundo municipal, entre outros assuntos. O convênio também vai trabalhar a capacitação continuada de conselheiros, buscando o pleno funcionamento dos órgãos.
“Fico muito feliz de ver esse auditório cheio com pessoas interessadas em discutir políticas públicas para a pessoa idosa e de podermos promover e empoderar os conselhos e falar sobre os fundos municipais. Estamos trabalhando muito para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas do nosso estado e para fortalecer seus órgãos”, destacou o secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
A parceria auxilia na implementação dos conselhos e fundos municipais da pessoa idosa, além de trabalhar para que funcionem de maneira efetiva. A ideia é verificar o funcionamento dos que já existem e estimular a criação de outros, nas cidades que ainda não o instituíram.
A próxima região a receber a capacitação será a Costa Verde. O evento será dia 17 de outubro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Avenida Prefeito Jair Toscano de Brito – Praia da Chácara, Angra dos Reis.