RESENDE
Falta de atenção, inquietação e impulsividade podem ser resultado de um transtorno neurobiológico e os profissionais da Educação são fundamentais no diagnóstico e tratamento do problema. Esse é o ponto de partida da indicação nº6.321/2023, de autoria do vereador Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD), que propôs à administração municipal a criação de programas de capacitação sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para quem trabalha com Educação.
Segundo Kael, os sintomas do TDAH costumam ser mais perceptíveis na escola e a interferência do professor pode ser fundamental para que o aluno consiga receber o tratamento adequado. “É importante comunicar os pais sobre as suspeitas para que procurem ajuda médica. Além disso, o professor pode trabalhar em conjunto com a equipe escolar, incluindo psicólogos, para criar estratégias que auxiliem o estudante em sala de aula”, justifica o parlamentar
Problema que atinge cerca de dois milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, o TDAH tem causas genéticas e começa a se fazer notar na infância, podendo acompanhar o indivíduo por toda a vida. Em crianças e adolescentes, o transtorno é também marcado por movimentação excessiva, dificuldade de organização e rendimento escolar inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual.
NOVA CRECHE PARA O BAIRRO BAIXADA DA OLARIA
O bairro Baixada da Olaria pode ganhar uma nova creche. A benfeitoria foi solicitada à Prefeitura de Resende pelo vereador Kael. O parlamentar argumenta que a Creche Sandra Cotrim, situada na Rua Inácio Lopes Siqueira, não tem sido suficiente para suprir a demanda do bairro pelo serviço. “As famílias precisam de um local seguro para deixar os filhos enquanto trabalham, além de as creches contribuírem muito para o desenvolvimento das crianças”, disse Kael.