Saae-BM alerta sobre importância da coleta seletiva do lixo

0

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae – BM) está intensificando a distribuição de informativos sobre a coleta seletiva no Centro da cidade. A medida visa conscientizar lojistas e moradores sobre a importância do procedimento como maneira de preservar o meio ambiente, aumentando o tempo de vida útil do aterro sanitário e economizando recursos ambientais, além de viabilizar economia com os serviços de limpeza urbana e gerar oportunidade de renda para os catadores de recicláveis.
Implantada no último dia 16, a coleta seletiva no Centro ainda necessita de maior adesão da sociedade. É o que afirma o gerente de Destinação Final de Resíduos e responsável pelo programa, Sérgio Antônio da Silva. “Os geradores de resíduos ainda não se atentaram para a responsabilidade que o município tem a partir do desenvolvimento da coleta seletiva do lixo. Neste contexto, estamos retornando as lojas, edifícios, salas comerciais e residências entregando o material com instruções e orientações sobre o programa e solicitando que cada um disponibilize o lixo reciclável produzido, de forma adequada, no horário determinado pela autarquia”, disse Sérgio.
De acordo com o gerente, posterior a esta orientação inicial, serão entregues notificações individuais informativas com abordagem na Lei Federal 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A legislação estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis para a produção do lixo e sua destinação adequada. A lei consagra um longo processo de amadurecimento de conceitos e princípios, como a prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da eco-eficiência e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto”, destacou.
Também estão previstas novas reuniões com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BM) e Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM) para tratar do assunto. “Vamos solicitar maior apoio destas entidades para o desenvolvimento do programa e esclarecer acerca da importância do trabalho realizado de maneira cooperada, procedimento que viabiliza a geração de renda e a participação social dos catadores, já que permite a contribuição destes trabalhadores com a Previdência Social, garantindo direitos como a aposentadoria. Importante destacar que a coleta realizada pelo catador individual e informal dentro das lojas não é proibida, porém o lojista deve se atentar para duas situações: qual o destino que o catador está dando para este material, já que caso haja descarte irregular, o comerciante poderá ser responsabilizado, e sobre a sua contribuição para manter o catador na informalidade”, esclareceu.
A coleta seletiva no Centro é realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (CoopCat), de segunda à sexta-feira, de 13h15min às 17 horas. O serviço é efetuado criteriosamente dentro do horário estipulado, assim sendo, comerciantes e moradores devem disponibilizar o lixo reciclável para a coleta seletiva pelo menos cinco minutos antes do horário divulgado pela autarquia.
Diversos bairros do município como: Ano Bom, Parque Independência, Vila Orlandélia, Santa Rosa, Ary Parreiras, Piteiras, Boa Sorte, São Luiz, Colônia Santo Antônio, Água Comprida, Vila Nova, Jardim Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, São Silvestre, Morro do Cruzeiro e Verbo Divino, além de alguns condomínios, edifícios e empresas como supermercados e escolas já recebem o serviço de coleta seletiva. Ainda este ano, existe a perspectiva de que o projeto seja implantado em outros 24 bairros.
O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, revelou que este ano a meta é dobrar a quantidade de material reciclável coletado. “Queremos passar das 100 toneladas de lixo reciclável recolhido em 2017 para 200 toneladas este ano. Este crescimento possibilitará a geração de pelo menos mais 20 postos de trabalho e aumento da renda média dos catadores da Coopcat, o que acaba retornando em investimentos no comércio da própria cidade”, ressaltou.
DICAS
O lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, deve ser acondicionado separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas Pets para a coleta seletiva.
Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celular, impressoras e afins devem ser descartados em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.

ROTEIRO DA COLETA SELETIVA

13h15min às 14 horas – Centro
Av. Domingos Mariano (lado direito) e transversais direitas
Rua José Marcelino de Camargo (até o viaduto) e transversais
Rua Prefeito João Chiesse (até o Parque da Cidade) e transversais
Av. Domingos Mariano (lado esquerdo)

14 às 14h45min – Centro
Av. Joaquim Leite (lado direito) e transversais direitas
Rua Dario Aragão (do Posto São Filipe até a Praça da Liberdade) e transversais
Rua Orozimbo Ribeiro (da Praça Liberdade até a esquina e José Martorano)
Rua José Martorano
Av. Joaquim Leite (lado esquerdo)

14h45min às 15horas – Centro
Rua Prefeito Mário Pinto dos Reis
Rua Bernardino Silva

15 às 15h40min – Centro
Rua Barão de Guapi
Rua Jansen de Melo (até o inicio do Morro do Cruzeiro)
Rua São Sebastião
Rua Monsenhor Costa
Rua José Cardoso Guimarães Cotia
Rua José Alves Caldeira (até esquina da Rua Dr. Mário Ramos)
Rua Ver. Pinho de Carvalho
Rua José Maria da Cruz
Rua Madre Filomena
Rua Dr. Mário Ramos

15h40min às 16h20min – Centro e Estamparia
Av. Francisco Vilela e transversais
Rua Ary Fontinelli e transversais (até o Viaduto do SESI)
Rua Dário Aragão e transversais (até a Praça LargoNSª da Glória)

16h20min às 17 horas – Centro (parte baixa)
Rua Duque de Caxias
Rua Cristovão Leal
Rua Prof. Pedro Vaz
Rua Pinto Ribeiro (da esquina c/a Rua Santos Dumont até a esquina com a Rua Luiz Ponce)
Trav. Mário Pinto dos Reis
Rua Luiz Ponce
Rua Oscar da Silva Marins
Rua Santos Dumont
Rua Jorge Lóssio
Rua Pinto Ribeiro(da esquina da Rua Santos Dumont até a esquina da Rua Duque de Caxias)
Rua Mamede Froes de Andrade ( antiga Rua do Paraguai)
Rua Juiz Antônio Ciani
Rua Benedita H. de Lima (do Jardim da Preguiça até a Ponte dos Arcos)
Rua Presidente Getúlio Vargas
Rua Nilo Peçanha
Rua Andrade Figueira

17 às 17h30min – Ano Bom
Rua Abdo Felipe e transversais
Rua João Valiante e Transversais
Rua Tenente José Eduardo e transversais

Deixe um Comentário