RESENDE
Com o intuito de aproximar o Tribunal de Contas do Rio do Estado do Rio de Janeiro dos municípios, bem como da população em geral, o presidente do órgão, Rodrigo Melo do Nascimento ministrou uma palestra no Plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 31.O evento faz parte da programação da Escola do Legislativo de Resende e teve como tema “O Papel Orientador do Diálogo Interinstitucional e a Consensualidade no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro”.
Além do presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton, participaram os vereadores Soraia Balieiro; Edson Peroba, Roque Cerqueira, Matheus Oliveira, Zé Antônio, Henrique Lima e Reginaldo Engenheiro Passos, além do prefeito Diogo Balieiro; o deputado estadual Tande Vieira; o diretor da Escola do Legislativo, Marcelo Salviano; o juiz da 1ª Vara Cível de Resende, Marvin Ramos; o juiz da 2ª Vara Cível de Resende, Hindemburg Brasil e o juiz da Comarca de Itatiaia, Fernando Lucchini.
Ao longo da palestra, Rodrigo Melo do Nascimento enumerou e explicou as mudanças adotadas pelo TCE-RJ nos últimos anos para divulgar suas atribuições e facilitar o acesso dos gestores públicos às suas orientações. Em tempo, cabe ao TCE-RJ fiscalizar a aplicação dos recursos públicos por parte do governador do estado e dos prefeitos e presidentes de câmaras dos 91 municípios fluminenses. As contas dos administradores da Capital, por sua vez, são analisadas pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Para o presidente da Câmara, vereador Sandro Ritton, o estreitamento dos laços com o TCE-RJ é um estímulo para que os gestores públicos desenvolvam um trabalho cada vez melhor. “Desde que iniciei minha gestão à frente da Câmara, venho dizendo reiteradamente que a transparência e o zelo com os recursos públicos são princípios inegociáveis da administração pública. Neste sentido, temos nos esforçado bastante para aproximar o cidadão e as instituições da Câmara Municipal de Resende. Assim, receber o presidente do Tribunal de Contas do estado nesta Casa nos traz ainda mais entusiasmo para permanecer na luta pelo aprimoramento da gestão pública”, comentou.
MEDALHA RUY BARBOSA
Após a apresentação, ele recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Sandro Ritton, a Medalha Ruy Barbosa, criada pela Casa em 2019 para homenagear personalidades de destaque na área jurídica.