A dimensão intelectual do ser humano

Por Franciele Aleixo
a voz da cidade

 

 

Atualmente, é praticamente consensual que os seres humanos são compostos por três dimensões: física, espiritual e intelectual. Ora foi esta última, intrinsecamente ligada à linguagem e à capacidade de abstração e representação, que possibilitou, através do desenvolvimento do raciocínio matemático e lógico, que a humanidade evoluísse e desenvolvesse áreas do conhecimento como a matemática, a filosofia, etc.

Assim, é um dado adquirido que para nos sentirmos realizados temos de desenvolver atividades intelectuais que nos estimulem e promovam a nossa criatividade e aprendizagens ao longo da vida, para que a nossa dimensão intelectual seja convenientemente exercitada e estimulada e sintamos bem-estar.

Efetivamente, foi a aplicação destas nossas capacidades que permitiu que chegássemos ao desenvolvimento científico e tecnológico que hoje conhecemos e que ainda está por desvendar, por exemplo, com a evolução da AI, que, como temos vindo a perceber, vai ter implicações em diversas áreas do nosso quotidiano , nomeadamente nas compras online, ensino, medicina, plataformas de iGaming, e tantas outras que ainda vamos descobrir.

A importância do lazer

Ora, se por um lado, faz parte da natureza humana usar permanentemente as suas capacidades intelectuais para constantemente melhorar a sociedade e as suas condições de vida, para alcançar contínuo progresso, por outro lado, está igualmente demonstrado ser também fundamental que as mesmas sejam aplicadas no desenvolvimento de meios de diversão intelectualmente estimulantes, pois sem eles definharíamos, dominados pelo stress do dia a dia.

De facto, precisamos de momentos de pausa e de lazer para sermos capazes de nos concentrar nas nossas atividades profissionais ou académicas e conseguirmos realizá-las com determinação.

Os jogos

Ora, uma forma lúdica de estimular a nossa dimensão intelectual num contexto recreativo, usando o raciocínio lógico, o pensamento matemático, a criatividade e a memória, são os jogos que nos obrigam a pensar num contexto de entretenimento. Assim, não é de estranhar que muitos matemáticos, a par da investigação científica e tecnológica, se dediquem igualmente à criação e desenvolvimento de videojogos e de jogos de tabuleiro e sejam eles próprios jogadores.

Pois bem, mas para percebermos de que forma os jogos exercitam a nossa mente, analisemos alguns deles que, que pelo bem-estar e o entretenimento que proporcionam, se tornaram verdadeiros “mind games” clássicos.

Sudoku

Este jogo matemático tornou-se de tal forma popular que para além de ser incluído em jornais, passou a ser disponibilizado em pequenas revistas, sendo também objeto de jogos para smartphones. As regras do jogo são simples: através do recurso à lógica e ao pensamento matemático, o jogador tem de preencher grelhas com números de 1 a 9, sem repetir números nem nos quadrados a negrito, nem nas linhas verticais ou horizontais.

Xadrez

Crê-se que este jogo de tabuleiro tenha surgido na Índia, no séc. VI. Porém, as suas regras foram sendo adaptadas à medida que o jogo foi evoluindo e ganhando popularidade. No século passado, o xadrez tornou-se numa modalidade olímpica e alguns dos seus praticantes profissionalizam-se, tornando-se em enormes estrelas.

O jogo, que pode ser jogado num tabuleiro físico ou online, tem regras e estratégias específicas e o seu objetivo é fazer xeque-mate ao rei do adversário. Para tal, o jogador tem de memorizar todas as peças jogadas e prever, usando a lógica, as jogadas que serão feitas pelo seu adversário, para poder traçar a sua própria estratégia.

Poker

O poker é um dos jogo de cartas mais popular da atualidade, estando a sua presente popularidade provavelmente relacionada com o facto de ser disponibilizado online, o que o tornou muito mais acessível para jogadores recreativos e profissionais. Tal como o xadrez, o poker implica estratégia, lógica e um conhecimento profundo das regras para conhecer a hierarquia das mãos e como conseguir a mais valiosa: o Royal Flush.

Nas plataformas especializadas que disponibilizam poker online, os jogadores podem aprender as regras do jogo e aperfeiçoar as suas estratégias nas variantes Texas Hold’em ou Omaha. Podem jogar partidas individuais ou participar em vários torneios, com ou sem limite de apostas. As plataformas permitem igualmente que o jogador comece por jogar dinheiro fictício, até se sentir confiante para apostar dinheiro real.

Assim, estas plataformas permitem que os utilizadores adquiram e aprofundem novas aprendizagens, mantendo-os estimulados e realizados, cumprindo, dessa forma, o objetivo maior dos jogos, que os torna numa ferramenta importante no desenvolvimento da nossa dimensão intelectual.

A dimensão intelectual do ser humano é o traço que a distingue dos outros animais, criando na humanidade necessidades que as outras espécies não possuem, entre elas os desejos de progresso e de lazer, sendo estes dois aspetos fundamentais para a felicidade e bem-estar dos indivíduos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos