>

Prefeitura se reúne com Ministério Público para aprimorar atendimento a vítimas de violências em Resende

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

O Serviço de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (VIGDANT) da prefeitura, promoveu na quarta-feira, dia 9, uma reunião com representantes do Ministério Público, Órgãos da Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Educação e Conselhos Municipais para debater os protocolos de atendimento a vítimas de violências no município.

O encontro, realizado no auditório do edifício da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Resende, em Campos Elíseos, abordou cuidados com grupos específicos, como crianças, adolescentes, idosos e com deficiência, além da população como um todo, que passaram pelo trauma de diversos tipos possíveis de violência.

Segundo Carolina o aprimoramento desse atendimento foi o tema central da reunião-Divulgação PMR

De acordo com a superintendente de Saúde, Carolina Bittencourt, a violência é considerada uma questão de saúde pública mundial, o que torna necessária a ampliação de estratégias que interferem nesse quadro. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil esse agravo representa a terceira causa de morte entre crianças de zero a nove anos de idade, passando a ocupar a primeira posição na população de dez a 49 anos, decrescendo para a sexta posição entre os idosos (60 ou mais de idade). “É fundamental reunirmos forças para debater e alinhar os cuidados com essas pessoas que são vítimas de violência. O município trabalha também na prevenção, com campanhas educativas e outras estratégias de enfrentamento, como a viatura da patrulha Maria da Penha. Também é importante entendermos isso como uma questão de saúde pública, principalmente porque essas vítimas chegam até os serviços públicos e precisamos dar a assistência correta. O aprimoramento desse atendimento foi o tema central da reunião realizada”, explicou a superintendente

A vigilância das violências é um dos temas que ganham a atenção do serviço de VIGDANT. Através dos dados compilados advindos das fichas de notificação individual e da análise de situação, a gestão municipal pode debater e criar políticas e estratégias prioritárias para o enfrentamento desse problema de saúde.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos