BARRA MANSA
Na última semana a Prefeitura de Barra Mansa realizou uma alteração no tráfego de veículos de duas ruas no bairro Ano Bom. Uma delas é a Orlando Brandão, que passou a ser sentido único. Depois dessa nova modificação, para chegar ao bairro Vila Orlandélia os motoristas devem realizar o retorno pela Avenida Presidente Kennedy passando pela Rua São Jorge, que também está funcionando em sentido único. Com a alteração, muitos motoristas pararam de passar pela Orlando Brandão, o que prejudicou o comércio local. Para que a situação seja resolvida o mais rápido possível, os comerciantes estão realizando um abaixo-assinado solicitando uma nova modificação no sentido da via.
Com risco de fechar as portas, os empresários informaram ao A VOZ DA CIDADE que após a decisão da alteração no trânsito o número de clientes diminuiu drasticamente. Francisca Isabel relata que com a baixa nas vendas, a padaria onde ela é sócia precisará realizar algumas demissões. “Grande parte dos nossos clientes é morador da Vila Orlandélia e da Rua São Jorge. Essas pessoas geralmente compram na padaria quando estão voltando do serviço e como não podem retornar pela Orlando Brandão acabam optando por comprar em outros lugares. Se a situação continuar desse jeito, sem dúvidas teremos que tomar medidas mais sérias, que nem na época da pandemia da Covid-19 tivemos que tomar”, falou.
O empresário João Abbad, explica que para conseguir que o problema seja resolvido, os donos dos comércios locais estão realizando um abaixo-assinado. “Bolamos até uma ‘planta’ para entregar aos órgãos responsáveis que mostra como poderia funcionar o tráfego na rua. O que queremos é a volta do trânsito de veículos leves em mão dupla e a permissão de mão única apenas para veículos pesados como, ônibus e caminhões. Pensamo que, para evitar transtornos com esses veículos maiores, o local próximo da praça, onde houve o desabamento de um prédio há muito anos e que agora é propriedade da prefeitura, pode ser usado como um ponto de carga e descarga para os caminhões”, disse.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a prefeitura, que, por meio da Secretaria de Ordem Pública informou que a via não comporta mão dupla com vaga. “Rotineiramente havia congestionamento no local devido o trânsito travado. O sentido único foi implantado para garantir a segurança dos veículos estacionados, visando também a segurança dos pedestres (porque condutores chegavam a estacionar carros em cima da calçada para tentar aumentar a passagem na via), além de garantir a permanência de vagas no local para os comerciantes, moradores que não possuem garagem, visitantes e afins. Importante ressaltar que o fluxo de carros na região aumentou muito por conta da obra que está acontecendo na Rua da Imprensa”, disse a nota, acrescentando que novas possibilidades vão ser verificadas, após o término da obra realizada no bairro Santa Rosa.
“A via já não estava suportando o fluxo de carros e não conseguia operar em mão dupla com veículos pesados e transporte público passando. Como o transporte público passa pelo local, além de haver um estacionamento, foi feito um estudo de impacto pra ver qual era a forma de garantir vagas, oferecendo fluidez no trânsito e segurança tanto para os motoristas que estacionam quanto para os pedestres. A pasta ressalta que novas possibilidades vão ser verificadas, principalmente com o término da obra na Rua da Imprensa, mas atualmente aquele trajeto é considerado o mais viável”, finalizou a Secretaria de Ordem Pública.