Ampla negociação entre prefeitura, CSN, vereadores, Judiciário e sociedade é proposta por Rodrigo Furtado

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

O vereador Rodrigo Furtado (Podemos) quer propor uma ampla negociação entre Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e prefeitura, juntamente com vereadores, representantes do Judiciário e sociedade civil. Ao retornar as sessões plenárias na próxima semana pretende oficializar essa reunião. Além das questões ambientais, as terras que são da siderúrgica entrarão no debate.

Rodrigo informou que está entrando em contato com representantes da prefeitura e também da CSN. Na audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores nessa semana para debater a poluição ele lembrou que não teve representantes de nenhum dos dois locais.

A ideia do vereador é sugerir que a câmara seja o local desse encontro. “Nada impede que possa acontecer em outro local, mas é importante as pessoas terem ciência que está havendo diálogo. A ideia é conseguir um plano de ação, vendo também sobre a possibilidade de alguma compensação por meio da siderúrgica para os estragos causados. E isso não tem nada a ver com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), pois ele não é negociável, precisa ser cumprido até 2024”, destacou o vereador.

Outa questão que tem incomodado os moradores de Volta Redonda seria as diversas áreas que a CSN tem na cidade, com algumas já na posse da empresa e outras em disputa judicial. Dentre elas, a do Recreio do Trabalhador.  Com um complexo de piscinas, sendo uma de medidas olímpicas, um ginásio polivalente e coberto, campos de futebol e vastos espaços, o local está fechado. “Com algum investimento, que não precisa ser necessariamente feito pela CSN, essa área pode se transformar num grande centro de lazer e atividades físicas, capaz de atrair volta-redondenses e moradores das cidades vizinhas. O acesso poderia ser feito mediante cobrança de um valor módico para o uso por dia, e poderia também haver a venda de títulos com pagamento mensal em troca do acesso ao local. Essa fórmula garantiria a manutenção necessária, talvez com aporte do Sesi, Sesc e Senat para dar mais volume aos recursos. A CSN aceitaria receber um aluguel pela área, fazendo sua parte ao estabelecer um valor abaixo do de mercado e se beneficiando da melhora de imagem que isso atrairá”, sugere Rodrigo Furtado.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos