RESENDE
Pronatec Mulheres Mil pode ser implantado em Resende. A vereadora Soraia Balieiro (PSD), vice-presidente da câmara, teve uma indicação de sua autoria solicitando gestão do Poder Executivo junto ao governo federal para que esse programa seja desenvolvido na cidade. A iniciativa prevê inclusão social e capacitação educacional e profissional destinado às mulheres em situação de risco social e/ou vulnerabilidade econômica.
“O programa ‘Mulheres Mil’ foi criado em 2005 e após um período paralisado, foi retomado pela atual gestão do governo federal. Através do nosso Gabinete, já iniciamos conversas com o IFRJ Campus Avançado Resende, que tem interesse em desenvolver o projeto por aqui. Tenho certeza que com apoio da Prefeitura poderemos avançar ainda mais”, destaca a vereadora Soraia, completando que em 2015 o programa aconteceu na cidade em parceria com a prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foram capacitadas 20 mulheres de baixa renda nos cursos de Cuidadora de Idosos e Cuidadora Infantil.
O Programa ‘Mulheres Mil’ abrange cursos e programas de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio. Todas as estudantes matriculadas recebem auxílio para custeio de transporte e alimentação. O público-alvo do Programa são mulheres com 16 anos de idade ou mais que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco social, além das vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária.
Soraia Balieiro destacou que o programa tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o acesso ao exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Além disso, o programa objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
MULHERES NO SINE
A vereadora Soraia também aprovou indicação solicitando que as mulheres em situação de violência doméstica tenham prioridade no acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), no âmbito municipal.