a voz da cidade presencial 2025

Possibilidade de reconhecimento de União Estável Pós Morte

Por Franciele Aleixo

 

970x250 leaoamigo

Conforme entendimento da Corte do Superior Tribunal de Justiça, a união estável poderá ser reconhecida no processo de inventário, desde que, as provas sejam incontestáveis.

A possibilidade de reconhecimento da união estável diretamente nos autos do inventário, está ligada as formas de celeridade e economia processual, princípios elencados no CPC/2015.

A ministra Nancy Andrighi, relatora, proferiu o voto da  seguinte maneira: “o juiz, na ação de inventário, deve buscar esclarecer todas as questões relacionadas ao espólio, devendo remeter os interessados para as vias ordinárias apenas quando a questão depender de outros processos especiais ou de provas que não sejam documentais”.

Além das provas documentais, é necessário que haja concordância de todos os herdeiros.


Inclusive, de acordo com o Art. 19 da resolução nº 35 do CNJ: “A meação de companheiro (a) pode ser reconhecida na escritura pública, desde que todos os herdeiros e interessados na herança, absolutamente capazes, estejam de acordo”. Portanto, também é possível o reconhecimento da união estável até mesmo no processo de inventário extrajudicial.

Desta forma, tendo em vista as particularidades de cada caso, quando se tratar de obter o reconhecimento da união estável pós morte, recomenda-se tirar suas dúvidas com um advogado especialista em inventário e partilha.

 

Dalila T. de Souza Marins – OAB/RJ 239.836

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf