RESENDE
Em assembleia realizada recentemente, os trabalhadores da Volkswagen aprovaram por maioria de 95,4% a proposta apresentada para renovação do banco de horas, válida por 12 meses.
O resultado da votação foi de 413 votos favoráveis à proposta, enquanto 20 foram contrários. O total de participantes foi de 433 trabalhadores.
De acordo com o diretor jurídico do sindicato dos metalúrgicos, o advogado Leadro Vaz, a proposta aprovada envolve todos os trabalhadores mensalistas e horistas da empresa, com limite de horas positivas 60 horas e negativas 26 horas. Sem incidência de adicionais nas horas, relação 1h por 1h. “O prazo é de 12 meses para as folgas e compensações, com fechamento e quitação geral em 31/01/2024. No caso de feriados aos sábados, a compensação de duas via banco de horas. E feriado ponte, a compensação via banco de horas”, explica.
De acordo com ele o acordo foi benéfico aos funcionários. “O acordo é válido para o setor adminsitrativo, não há limite agressivo. Outras empresas do setor automotivo ou metalúrgico há relatos de horas extras que chegam até em 200 horas. Por mais que o sindicato nao goste de banco de horas, o sindicato tem o poder de negociar aquilo que é o melhor para o trabalhador, além de fiscalizar se o que foi acordado está sendo cumprido”, destaca o advogado.
Ainda de acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos, o fechamento em 31 de janeiro de 2024, sendo saldo positivo pago com o respectivo adicional. E saldo negativo de 50% descontado do empregado e 50% absorvido pela empresa. “O limite de tolerância de entrada 30 minutos e saída 20 minutos.O limite da jornada diária de trabalho é de 10 horas/ Resende. Eventual trabalho aos domingos não será incluído no banco de horas, sendo pago como horas extras, com o adicional previsto no acordo coletivo vigente.E serão mantidas as cláusulas do acordo anterior”, explica.