PIRAÍ
Na noite de terça-feira, dia 25, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma carreta na contramão na Serra das Araras.
Por volta das 19 horas, a equipe recebeu informações sobre uma carreta que estaria trafegando pela contramão de direção na pista de subida da Serra das Araras (a pista é sentido São Paulo e a carreta ia no sentido Rio de Janeiro). “ A equipe rapidamente iniciou deslocamento para interceptar o veículo e na altura do km 230 se deparou com a carreta atravessada na pista, interditando totalmente o fluxo”, disse em nota a PRF, explicando ainda que o condutor, de 58 anos, estava tentando manobrar o veículo para retornar ao sentido correto, tendo transitado três quilômetros pela contramão de direção.
O homem, natural do Estado do Paraná, alegou que retirou uma carga de cerveja na fábrica da Ambev em Piraí e que era a segunda vez que vinha ao Rio de Janeiro, e acabou se confundindo ao fazer a rotatória do retorno no km 233 da Dutra, na cabeceira da descida da Serra das Araras, entrando pela contramão.
Devido a constatação do fato de ter trafegado pela contramão colocando em risco os demais usuários da rodovia, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) da PRF em desfavor do motorista da carreta pelo crime de menor potencial ofensivo previsto no artigo 132 do Código Penal (CP), por: expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente; com pena de detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
Além de responder criminalmente, foram aplicadas as devidas multas de trânsito pelas infrações constatadas, no valor total de R$ 805,48.