VOLTA REDONDA
O vereador Rodrigo Furtado é autor de um projeto de lei, que tem coautoria de Walmir Vitor, que versa sobre o Bilhete Único, que permite o usuário pagar apenas uma passagem de ônibus ao se deslocar em grandes distâncias dentro de cada cidade. O projeto aprovado na última terça-feira, exclui a necessidade de construir terminais rodoviários, um entrave que vinha atrapalhando a implementação do sistema desde 2013 quando foi abordado pela primeira vez na cidade do Aço. A proposta segue agora para análise do prefeito Antonio Francisco Neto, que pode sancionar ou vetar.
Segundo Rodrigo Furado, a ideia é melhorar as condições de transporte e acessibilidade ao passo que gera economia aos usuários e facilidades aos empresários. “A passagem hoje é R$ 4,20. Quem toma dois ônibus pra ir em algum lugar e dois pra voltar sente pesado no bolso. A lei vem resolver essa injustiça. Além do que as empresas também saem ganhando, podendo aumentar o número de usuários. Em outros municípios onde a prática do Bilhete Único foi adotado, empresas de transporte apontam esse aumento, visto que as pessoas são estimuladas a usar mais o coletivo, já que economizarão. Para além disso, menos pessoas precisarão usar carros de passeio e isso significa menos trânsito e menos poluição “, enumerou Rodrigo.
O controle dos passageiros, segundo o vereador, deverá ser feito via aplicativo sob responsabilidade da prefeitura e do Sindpass. “Vimos que o modelo de terminais adotados em outras cidades gerava tumulto no trânsito. Porque os ônibus precisavam se concentrar nesses locais para que os usuários embarcassem. Vimos que isso não é mais necessário diante do avanço da tecnologia. Basta um software que funcionará junto com o mecanismo de bilhetagem eletrônica, já instalados nos ônibus. Com um aplicativo certo, o passageiro fará seu deslocamento via Bilhete Único apenas passando o cartão no aparelho”, resumiu Rodrigo, salientando que pelas regras vigentes atualmente, o usuário terá 45 minutos para tomar o segundo ônibus rumo ao seu destino.
Acontecerá no dia 27 deste mês em Volta Redonda o Seminário de Mobilidade Urbana, às 16 horas, no auditório da prefeitura. A realização é da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. O vereador destacou que será uma ótima oportunidade para os técnicos da prefeitura debaterem essa proposta do Bilhete Único sem os terminais rodoviários.