Vistoria é feita em Angra 1 para averiguar caso de material radioativo no mar

Por Carol Macedo

ANGRA DOS REIS

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, nos dias 4 e 5, uma vistoria conjunta na Usina Angra 1, a fim de dar continuidade ao monitoramento do evento de liberação não planejada de efluentes radioativos, ocorrido em setembro de 2022.

A vistoria, que foi acompanhada por representante da Procuradoria da República em Angra dos Reis, incluiu monitoramento radiométrico e novo recolhimento de amostras, que serão devidamente analisadas pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da CNEN. Foram selecionadas amostras de sedimentos e água, nos locais potencialmente afetados.

Por parte da CNEN, participaram da vistoria servidores da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear, da Coordenação de Reatores, do Serviço de Segurança Radiológica e da Inspeção Residente, além de servidores do IRD. O Ibama enviou servidores da Diretoria de Licenciamento Ambiental e da Coordenação-Geral de Emergências Ambientais.

As análises já realizadas pela CNEN anteriormente demonstraram que as liberações de efluentes ocorreram abaixo dos limites estabelecidos. No entanto, tão logo as novas análises do IRD fiquem prontas, será emitido novo relatório.

O CASO

Em setembro do ano passado aconteceu um vazamento de material radioativo na Usina de Angra 1, na Baía de Itaorna. A Eletronuclear demorou 21 dias para informar aos órgãos de fiscalização sobre o ocorrido.

De acordo com a Prefeitura de Angra dos Reis, primeiro a empresa negou o acontecimento, depois admitiu que cerca de 90 litros de água contaminada escorreram para o mar. O caso é alvo de uma ação cível pública na Justiça, impetrada no dia 21, devido a demora na comunicação do ocorrido. No dia 22 do mês passado, a Justiça Federal de Angra determinou, por meio de liminar, que a empresa realize em até 30 dias uma avaliação completa dos danos causados, divulgando também informações objetivas sobre o acidente e os impactos.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos