Artesãos do município começaram ontem a participar de um curso gratuito de capacitação que terá a duração de cinco meses. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap) e prefeitura. Os profissionais serão capacitados em empreendedorismo e gestão empresarial para melhorar os negócios.
A analista do Sebrae, Fabiana Ramos, disse que duas turmas foram formadas por conta da grande procura. Segundo ela, as capacitações ocorrerão de manhã e a noite e acontecerão a cada 15 dias até julho no auditório da Aciap, no Centro.
O curso abordará diversos temas em oficinas e palestras, dentre eles, associativismo, planejamento, vendas, atendimento ao cliente, formação de preços e finanças. “Nossa ideia é preparar os artesãos não só para participar da Flumisul, mas também para que possam desenvolver seu negócio e acessar novos mercados. Anualmente, o artesanato movimenta R$ 50 bilhões na economia brasileira e temos certeza que, ao proporcionar esses cursos, vamos fomentar esse setor em nossa cidade”, destacou a presidente da Aciap, Denyse Singulani.
A gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bella Santos, tem certeza que o curso mudará a perspectiva dos artesãos. “Os cursos e palestras vão ajudar os participantes a inovar e criar novos produtos. Tenho certeza que a profissionalização do negócio, aliada ao associativismo, vai trazer resultados muito positivos para o setor”, defendeu.
E quem participa da iniciativa, com a artesã Carla Messias, está ansiosa pelo o que vai adquirir de conhecimento. “Há muito tempo busco essa profissionalização e, quando soube que teria essa oportunidade, logo me inscrevi para participar. Vou me aperfeiçoar para produzir peças mais bonitas e gerir meu negócio de maneira correta”, concluiu.