ESTADO/SUL FLUMINENSE
Um projeto de lei que prevê a construção de canis nos abrigos públicos e centros de atendimentos à população em situação de rua. A ideia é do deputado estadual Munir Neto, que protocolou o projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ele, que já foi secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, quer levar essa experiência na área para o estado.
A proposta prevê a criação desses espaços para acolher animais de pequeno e médio porte, que acompanhem pessoas em situação de rua, nos abrigos públicos e centros de referência especializado para população em situação de rua em todo o estado. Segundo Munir, muitas pessoas deixam de receber cuidados nos abrigos por conta da proibição da entrada de animais. “Muitas vezes esses animais são mais que amigos, são a família mesmo de quem vive na rua. Percebemos que durante as abordagens da rede de assistência social, muitos daqueles que têm animais deixam de querer atendimento quando descobrem que serão separados dos animais. Então, vamos tentar resolver isso”, disse Munir.
O deputado, enquanto espera a apreciação do projeto de lei pelas comissões e a votação em plenário, pretende sensibilizar os gestores municipais para que já comecem a executar o serviço antes da chegada do inverno. “Essa estação castiga muito as pessoas que estão em situação de rua e também os seus animais. Muitos chegam a morrer de frio. O meu PL ainda não foi aprovado pela Alerj, mas eu já vou começar a me movimentar e fazer um trabalho de conscientização com as prefeituras do Sul Fluminense. Em Volta Redonda, eu construí um canil no Centro Pop, quando era secretário e agora vamos conversar com a Carla Duarte, para que seja construído no Abrigo Seu Nadim também. Precisamos usar todos os instrumentos possíveis para tentarmos tirar essas pessoas da rua e trazer um pouco mais de dignidade para elas e seus animais”, pontuou.