>
728x90 vacina (1)

Desde janeiro mais de duas mil famílias ficaram desalojadas por causa das chuvas em Barra Mansa

Por Lara Salles
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Recentemente, o A VOZ DA CIDADE publicou uma matéria informando sobre o número de desalojados devido às últimas chuvas. De acordo com a Defesa Civil, do dia 10 a madrugada do dia 13, cerca de 80 pessoas ficaram desalojadas na cidade. Apesar do número ser assustador, dados repassados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa ao A VOZ DA CIDADE, mostram que no período de janeiro até a primeira quinzena deste mês de março, pelo menos 2.241 famílias ficaram desalojadas. Para ajudar a minimizar o sofrimento dessas pessoas, estão sendo realizadas doações de garrafas de água, materiais de limpeza, alimentos não perecíveis e colchões.

Foto: Gabriel Borges

Para esclarecimento, desalojada é a pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação. Segundo o secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, não significa que todas essas famílias listadas no levantamento ainda estão desalojadas na cidade. “Esses dados mostram que durante esse período de chuva essas famílias precisaram deixar suas casas por uma questão de segurança, mas algumas já retornaram e outras ainda estão em casas de parentes”, disse, completando que moradores dos bairros Boa Sorte, Nova Esperança, São Luís, Jardim Primavera e Piteiras foram uns dos mais afetados.

No caso de pessoas que ficaram desalojadas ou desabrigadas, a secretaria oferece o benefício de R$ 300 para o Aluguel Social. “Nós vamos até a casa dessas pessoas, oferecemos o Aluguel Social e orientamos como dar entrada no processo para que eles possam receber esse benefício”, explicou Fanuel, acrescentando que no momento há 50 famílias que já realizaram o processo.

O secretário comenta ainda que tem o caso em que apesar do local estar interditado pela Defesa Civil, a pessoa se recusa a deixar o imóvel. “Nessas situações nós realizamos um trabalho de conscientização do perigo e informamos sobre o apoio que eles irão receber por parte da prefeitura. Apesar disso, ficamos preocupados pelo risco de morte que aquelas pessoas estão correndo. A vida é um bem preciosíssimo e que não tem reposição. Se você está passando por isso, procure a Assistência Social que iremos te ajudar da melhor forma possível, seja com cesta básica, doações de materiais, apoio psicológico, com o Aluguel Social, da forma que conseguirmos iremos ajudar, mas não fique em casa”, pediu.



ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA DOAÇÕES EM BAIRROS AFETADOS PELA CHUVA


Na manhã de quinta-feira, dia 16, as equipes estiveram nos bairros, Boa Sorte, Nova Esperança, São Luís, Jardim Primavera e Piteiras, realizando a entrega de doações de garrafas de água, materiais de limpeza, alimentos não perecíveis e colchões.


O mecânico Ronilson, de 47 anos foi um dos moradores que receberam as doações. “As chuvas estão nos prejudicando muito. Essas doações são fundamentais para gente”, falou.


O aposentado Sebastião Silvério, de 61 anos, agradeceu pela iniciativa. “Que Deus possa abençoar poderosamente essas pessoas que estão realizando doações. Isso é muito importante para todos nós”, disse.

Aqueles que se interessarem e quiserem ajudar de alguma forma, a prefeitura está realizando o recolhimento de doações no Centro Estratégico De Segurança Pública, localizado na Avenida Joaquim Leite, nº 421, no Centro.

Foto: Gabriel Borges

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos