PORTO REAL
As creches municipais e unidades escolares da rede pública, que atendam alunos de educação infantil, poderão ter um Programa de Prevenção à Diabetes. A indicação de autoria do vereador Fábio Nunes Maia (DC) foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para a apreciação do prefeito Alexandre Serfiotis.
Em sua justificativa, o vereador Fábio esclarece que o objetivo é identificar, precocemente, os alunos diabéticos ou os que tenham tendências ao desenvolvimento da doença; difundir informações acerca da importância do diagnóstico antecipado e promover orientação aos pais e responsáveis sobre cuidados e tratamentos adequados, afim de evitar o seu desenvolvimento e futuras complicações. “Quando o assunto é crianças com pré-disposição a diabetes, a educação e a precaução são sinônimos de um futuro saudável e seguro”, destacou o parlamentar.
“A diabetes é uma doença que não tem cura e que está aumentando consideravelmente no país e no mundo, por isso precisamos alertar e preparar a população sobre os seus riscos. Saber o diagnóstico precoce da diabetes permite um controle mais adequado da doença, além de retardar ou até evitar o aparecimento de outras complicações. A prevenção é o melhor caminho e a escola é o lugar ideal para desenvolver este tipo de trabalho”, enfatizou o vereador.
A Diabetes Infantil, ou Diabetes tipo 1, é uma condição em que o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina no pâncreas. Como resultado, o corpo não produz insulina suficiente e o açúcar no sangue aumenta. Os sintomas incluem sede excessiva, fadiga, perda de peso repentina, vontade de urinar com frequência, aumento do apetite e visão turva.
O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue para verificar os níveis de glicose circulantes no sangue. O valor normal da glicose em jejum é de 70 a 99mg/dL, assim, valores superiores podem ser indicativos de diabetes, devendo o médico solicitar outros exames para confirmação da diabetes. O tratamento pode incluir uma dieta saudável, atividade física regular, medicamentos e insulina, se necessário.