Hospital Municipal de Itatiaia ganha usina própria de oxigênio medicinal

Por Cyntia Freitas

ITATIAIA

O Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, vai ganhar uma Usina própria de produção gás oxigênio (O2). As obras de adequação do espaço onde a unidade vai funcionar estão a todo vapor. A previsão é de que o início do fornecimento de oxigênio medicinal aconteça até o final deste mês.

De acordo com o cronograma de implantação da usina de gás oxigênio, os serviços de adequação devem estar concluídos até o fim da primeira quinzena do próximo mês e representam a primeira etapa no processo de instalação da usina. Em seguida vai ocorrer a instalação dos equipamentos, bem como os testes e treinamentos da equipe que vai atuar na unidade. A estimativa é de que, com a usina em funcionamento, haja uma economia de até 20% no volume consumido do O2 em relação ao tanque de oxigênio líquido.

Previsão é de que a usina de oxigênio medicinal esteja em funcionamento até o final de março-Ariane Alves/AECOM PMI

O superintendente do Hospital Municipal, Daniel Passeri, explica que em unidades hospitalares e clínicas, o oxigênio medicinal é bastante usado em anestesias, reanimações cardiorrespiratórias e como terapia profilática ou curativa para diversos tipos de doenças. “O oxigênio é usado também para administração de medicamentos através de inalações e nebulizações. Elas reduzem significativamente os custos por metro cúbico de gás e oferecem disponibilidade completa e contínua de oxigênio. Além de garantir a alta pureza do gás produzido, a geração de oxigênio medicinal no próprio local da unidade de saúde elimina a necessidade do manuseio de grandes volumes de cilindros pressurizados”, explica Passeri.

MELHORIA NA LOGÍSTICA

O secretário de Saúde do município, Luiz Eduardo Saldanha, destacou que, devido aos serviços e atendimentos que realiza, ocorre rotatividade de pacientes admitidos por emergência. Segundo Saldanha, com a ampliação da rede de urgência e emergência da unidade hospitalar, é importante a instalação de geradores de gases medicinais de alta qualidade, vácuo clínico e gases medicinais em cilindros. “Uma das vantagens com a Usina de Gases medicinais é a melhoria na logística, excluindo o abastecimento através de caminhões. O produto tem alto grau de pureza, utilizando-se poucos componentes, com ocupação mínima do espaço e redução de energia quando comparado a similares. A usina nos permite fornecimento ininterrupto, independência de fonte externa e controle de abastecimento online e produção própria de gases”, conta o secretário.

O prefeito Irineu Nogueira, que visitou o local onde a usina vai funcionar, destacou a importância desta conquista para saúde de Itatiaia. “A Usina de Oxigênio não só fortalece a estrutura hospitalar, como também diminui custos e auxilia na manutenção dos serviços prestados. Traz segurança à assistência e representa qualidade para os pacientes e profissionais. Estou muito otimista com mais esse avanço para a nossa saúde”, salientou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos