PINHEIRAL
A Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, situada no bairro Parque Maíra, passará a contar, a partir do dia 01 de março, com o sistema de educação integral e inovadora de educação infantil. Os alunos, além das disciplinas de rotina pela manhã, poderão agora participar de atividades extracurriculares, que acontecerão, das 7 às 16 horas, de segunda a quinta-feira. Cerca de 90 estudantes serão beneficiados.
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação, já promove ensino integral em outras escolas. Agora, além da Escola Rosa Conceição Guedes, as unidades de ensino Coronel Laudelino Alexandre da Silva (KM 9), Miguel Barbosa Junior (KM 2) e Três Poços já contam com o programa, beneficiando centenas de crianças em Pinheiral.
As três escolas, exceto a do bairro Parque Maíra, atendem da educação infantil ao 5° Ano do Ensino Fundamental, com oficinas de Reforço Escolar, Informática Educativa, Jogos Pedagógicos, Aula de Música e Educação Física.
Os alunos terão aulas inovadoras com espaço Maker, Informática Educativa, Cozinha Experimental, Horta, Jogos Pedagógicos, Educação Física. As atividades visam estimular a criatividade, promover uma aprendizagem contínua e reduzir o tempo ocioso.
Para a diretora do Departamento de educação integral Joelma Alvernaz Stoffel da Silva as atividades extracurriculares contribuirão significativamente com a aprendizagem dos alunos. “A Educação Integral na área Rural, Três Poços e Parque Maíra, vem oportunizar aos alunos experimentarem atividades diversificadas, como esporte, cultura, música, reforço escolar e jogos, garantindo uma continuidade na educação e uma qualidade no ensino/aprendizagem. O que permite que o tempo ocioso seja preenchido. Estas oficinas são ministradas por nossos professores concursados com direcionamento pedagógico. É ofertado aos alunos o desjejum, colação, almoço e lanche, além de descanso após o almoço”, disse.
De acordo com Joelma, a comunidade do bairro Parque Maíra recebe a Escola Inovadora com a Educação Infantil com as melhores expectativas. “Entendemos que educação com qualidade fazemos com carga horária ampliada. Nosso objetivo é implementar cada vez mais no município o horário integral para mais aluno”, completou.