>
728x90 vacina (1)

Usuários do Centro-dia para Pessoa com Deficiência de Volta Redonda participam de Baile de Carnaval

Por Lara Salles
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Um Baile de Carnaval, realizado nessa quinta-feira, 16, marcou o encerramento do trabalho realizado com os usuários do Centro-dia para Pessoa com Deficiência Lucas José Villela Braga (CAPD), que teve como tema a maior festa popular do Brasil. Durante os últimos dias, o CAPD se tornou um grande barracão, onde os próprios usuários produziram a ornamentação, e algumas máscaras que foram utilizadas durante o baile.

O assunto foi discutido em diversas rodas de conversa, enfatizando a origem da festa, o papel das agremiações carnavalescas e a importância dos festejos para todas as pessoas envolvidas. Diante de todo interesse, o CAPD se tornou um grande barracão de alegorias.

O objetivo dos trabalhos foi de possibilitar a integração entre instrutores e usuários, abrindo espaço para o entendimento da história do Carnaval, das manifestações culturais e entretenimento para todos.

A coordenadora do CAPD, Beth Melo, explica que as discussões em grupo fazem parte do trabalho da equipe de profissionais junto aos usuários, com o objetivo de ampliar o raciocínio lógico e o conhecimento sobre a origem de determinadas festas populares.

“Em fevereiro, não há nada mais atual que o Carnaval, e falar sobre esses assuntos amplia o repertório cultural dos usuários, além de possibilitar momentos de descontração e alegria”, disse a coordenadora.

A diretora do Departamento de Proteção Especial, Mariana Pimenta, esclareceu que ter uma festa para encerrar o trabalho de um projeto é bastante importante, uma vez que cria uma memória afetiva sobre o assunto tratado, garantindo lembranças favoráveis a todo os assuntos abordados.


“Estamos bastante animadas para festejar o Carnaval com os usuários do CAPD. Foram dias de trabalho com lantejoulas, fitas coloridas, cola e retalhos em geral nos preparativos para o Grito de Carnaval”, contou a diretora.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, entende a importância de investir nesse tipo de atividade, e apoia a realização de projetos que favorecem o desenvolvimento dos atendidos.

“É importante aproveitar as ocasiões e proporcionar momentos de ludicidade, alegria, criatividade e cultura aos nossos usuários. O envolvimento de todos para que o projeto seja um sucesso é contagiante”, ressaltou a secretária.

O CAPD

O CAPD é uma unidade da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e oferece atendimento aos adultos com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências, com idade de 18 a 59 anos, de Volta Redonda.

O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes, que são acompanhados por uma equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos