Hospital São João Batista realiza planejamento estratégico inédito

0

VOLTA REDONDA

Através de uma iniciativa inédita o Hospital São João Batista, preparou um planejamento estratégico para ser implantado durante esse ano. O objetivo é organizar os processos e planejar as atividades a serem realizadas durante o ano.

O prefeito Samuca Silva, explica que tais planejamentos são de extrema importância para pontuar as falhas e traçar um plano de ação. “A direção do Hospital está empenhada em fortificar a gestão da qualidade vinculada a todos os setores, e para a elaboração desses planos de ações, foram ministrados encontros e workshops a fim de treinar os gestores”, disse. Além de elaborar os planos de ação, os coordenadores construíram os manuais de qualidade setoriais, os fluxogramas internos e intersetoriais, o mapeamento dos processos e a elaboração de protocolos.

Com essa padronização, de acordo com o diretor do HSJB, Biazi Ricieri, o desempenho dos setores neste novo ano, será de crescente melhora, visando uma nova oportunidade na realidade da saúde pública da cidade. “Realizamos um diagnóstico organizacional de cada setor e, a partir deste diagnóstico, foram levantados os principais nós críticos e pontos de melhoria. Este diagnóstico foi encaminhado para cada gestor de área”, disse Biazi.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, disse que desenvolver esse planejamento irá trazer vários benefícios para a saúde do município. “O projeto é para todo o ano de 2019 e demandou muita dedicação de toda nossa equipe para a construção, trazendo benefícios como: agilização de processos, segurança para o paciente, evitar desperdícios, melhora a comunicação hospitalar e qualificar a gestão”, acrescentou o secretário.

O escritório da qualidade é um setor que auxilia, capacita e instrumentaliza os gestores assistenciais e administrativos no mapeamento e padronização dos processos, construção e monitoramento de indicadores e na elaboração de protocolos assistenciais e políticas institucionais.

Adriana Braga, coordenadora do escritório de qualidade explicou ainda, que foram realizados quatro workshops de gestão capacitando os coordenadores na elaboração de planos de ação através da metodologia 5W2H. “Todos os setores apresentaram este planejamento para os outros coordenadores, assessoria e direção, a fim de motivar que todos estejam imbuídos do mesmo propósito na instituição”, completou Adriana dizendo que todo o planejamento tem ações com prazo, responsável e setores envolvidos no processo.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !