PARATY
Uma denúncia feita ao Linha Verde, 0300 253 1177, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, levou a polícia ambiental na segunda-feira, dia 16, ao município de Paraty, onde foi possível constatar a construção irregular em área de preservação além do corte de árvores do bioma mata atlântica.
A equipe da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), de posse das informações do Linha Verde, esteve na Avenida Doutor Sobral Pinto, no bairro Trindade, onde a denúncia mencionava a construção de diversas lojas sem licenciamento ambiental, no interior da APA Cairuçu. No local, durante a fiscalização, os policiais observaram duas lojas, uma academia e um salão de beleza, além de corte recente de uma árvore de grande porte, com utilização de motosserra. Ainda segundo a Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, foi verificado o despejo de resíduos de construção civil em diversos pontos da obra realizada.
NÃO RESPONSÁVAEL PELO TERRENO
O dono do terreno informou não ser o responsável pelas obras e que as mesmas são de responsabilidade de parentes, mas que não estavam no local no momento da fiscalização e desconhecia a existência de licenças ambientais. Diante de tais fatos e pela área se tratar da APA Cairuçu, os militares procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi capitulada com base nos artigos 38 e 64 da lei de crimes ambientais, sendo ainda confeccionado um auto de constatação de acordo com o artigo 70 da lei 3467/2000.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.