>
728x90 desconto iptu

Veterinária fala sobre cuidados com pet durante comemorações de final de ano

Por Lara Salles
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

Com as comemorações de final de ano as preocupações dos donos de pet, em relação aos fogos de artifícios, voltam à tona. Isso porque, além de causar sérios problemas de saúde para os animais é comum ver cartazes espalhados pelas ruas e publicações nas redes sociais informando que algum animal doméstico acabou fugindo durante a queima de fogos. Para te ajudar a evitar incidentes e diminuir o desconforto dos pets, o A VOZ DA CIDADE conversou com uma médica veterinária e separou algumas dicas importantes.

De acordo com a médica veterinária, Julia Salles, o ouvido canino é capaz de escutar uma frequência maior de sons, se comparado a humanos. Podendo também detectar sons quatro vezes mais distantes. “No momento da queima de fogos por terem o ouvido mais apurado, os cachorros podem apresentar sinais de estresse, agressividade, ansiedade e dependendo o animal pode até infartar”, explicou.

Os barulhos também são uma das maiores preocupações de tutores de gatos, isso porque estes animais são sensíveis e têm a tendência de se assustarem com mais facilidade. “É importante que durante as festas os donos deixem esses animais em um local que eles conheçam e se sintam bem. Outra dica é fazer companhia para o seu pet. Ficar próximo dele, dar petiscos e tentar distrai-lo no momento da queima de fogos é importante para que eles se sintam seguros”, disse.


Ainda segundo a veterinária, o desconforto com barulho pode fazer com que o animal se assuste e tente fugir de casa. “É importante que os donos fechem as portas, janelas e qualquer outra saída possível para evitar a fuga e também algum acidente. Já soube de situações em que no momento da queima de fogos o animal tentou sair por um portão e acabou ficando preso”, relatou.

No mês de dezembro a Câmara do Rio aprovou um projeto de emenda à lei orgânica do município que reduz pela metade o barulho de fogos de artifício na capital fluminense.

Porém, o projeto só entrará em vigor depois do carnaval do ano que vem. Por isso, durante esse tempo para os moradores da capital e das cidades que ainda não decidiram por minimizar os impactos sonoros, os cuidados com os pets durante as festas de 2023 se tornam indispensáveis.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos