VASSOURAS
Pacientes da cidade e região que precisarem de radioterapia poderão ser atendidos no Hospital Universitário de Vassouras. A inauguração do serviço aconteceu na terça-feira, 20, com a presença do corpo de diretor da unidade; da vice-prefeita, Rosi Silva; dos deputados federais, Júlio Lopes e Doutor Luizinho; e do secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Dias. A cerimônia aconteceu no Centro de Estudos Severino Sombra. Com a radioterapia, o HUV passa a oferecer, pelo SUS, todo tratamento oncológico a pacientes.
Segundo a vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva, a habilitação do serviço foi muito importante para que os munícipes e a população da região possa ser atendida com mais qualidade e agilidade. “É muito bom fazer parte de momentos que mudam a história da nossa cidade e a faz progredir. E a inauguração da Radioterapia do Huv foi um desses momentos. Depois de muita luta e muitos pedidos, a habilitação para realizar o tratamento no município saiu, e agora os pacientes não precisarão mais enfrentar o desgaste da estrada. É mais uma vitória para nossa cidade”, disse, Rosi.
O deputado federal, Julio Lopes, que foi um dos responsáveis pela conquista da habilitação em Brasília, comentou da felicidade de fazer parte desse momento e exaltou a liderança do presidente da Fusve, Marco Capute.
Em 2012 o Hospital Universitário assinou o termo de compromisso para expansão da radioterapia no país.
Coordenadora do Serviço de Oncologia do HUV, Ana Paula Ribeiro mostrou a importância do serviço para Vassouras e região. “Sem o serviço aqui, os pacientes esperam até 4 meses pelo procedimento, pela radioterapia”. Ela aproveitou para reivindicar dos parlamentares, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde um aparelho de ressonância magnética para o HUV. “A nossa demanda só cresce. Em cinco anos, fomos de 100 pacientes para mais de 900. Queremos a ressonância magnética para salvar vidas”. Anunciado pelo governador reeleito Claudio Castro como secretário de Saúde em seu segundo mandato, que começa em janeiro, Dr. Luizinho anunciou que ele e o deputado Julio Lopes irão providenciar a ressonância magnética para o HUV, dando a entender que apresentariam uma emenda ao Orçamento da União.