Novo álbum de Ramiro Mart será lançado neste sábado

0

VOLTA REDONDA

À meia-noite deste sábado (26), o rapper volta-redondense Ramiro Mart lança o 5º álbum de sua carreira.  Intitulado ‘Pulso’, a partir das 00h, a produção estará disponível nos canais do artista nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube, Amazon Music e T I D A L.  Para ouvir as oito faixas, basta pesquisar o nome do artista e do álbum em uma dessas plataformas mencionadas.

Atualmente, Ramiro Mart segue a trilha da cultura hip-hop com uma bagagem de mais de 20 anos na cena do rap nacional como MC, produtor musical e engenheiro de áudio. São diversas produções de um trabalhador da cultura que transformou a sua vida em um processo de dedicação exclusiva à música. Aliando a vivência ao estudo – Ramiro estudou Produção Fonográfica – o artista é um dos nomes fundamentais para se entender o rap nacional no século XXI.

Em seu novo trabalho, essa caminhada encontra um ponto de repouso firme de suas convicções e ideias, dos conceitos que construiu para sua estética musical e sobretudo da qualidade e domínio de lírica e flow, que o tornam inconfundível. Além de uma carreira repleta de discos, EP’s e projetos marcantes, Ramiro Mart é parte de um dos grupos mais interessantes do rap underground nacional: Tetriz (junto ao Matéria Prima e ao Goribeatzz).

Após lançar um projeto de envergadura com Doses, uma série de 12 singles com audiovisuais durante o ano de 2021, onde abordou a crise da pandemia em nosso país, produzindo comentários lírico-poéticos sobre os efeitos do isolamento social, do genocídio e pela crise econômica. “Pulso”, um disco no formato EP, guarda em seus 22 minutos, a solidez de um disco conceitual.

Após um biênio pandêmico, difícil para todo o país, Ramiro projetava um disco que nunca saberemos o que poderia ter sido. Feliz ou infelizmente, a obra se perdeu numa atrapalhada formatação de hd’s, por conta do pesar do artista pela perda de um de seus cachorros. No entanto, essas perdas em série, abriram um vazio agora preenchido por uma guinada na carreira com o projeto que se apresenta.

O álbum segue uma proposta diferente de tudo que já lançou. O rapper se uniu a Goribeatzz mesclando duas de suas heranças mais caras em Pulso. Os lutos atravessados pelo artista deram luz à união de toda a sua experiência com suas raízes familiares. Fruto de uma família evangélica, Ramiro teve o auxílio do seu irmão Ronan Castro – músico Gospel – para juntos reunirem um verdadeiro super grupo de músicos. Colocando suas rimas sob a chave de bases firmemente ancoradas na tradição do Soul, do Funk e do Jazz.

Hoje, aos 35 anos, com mais da metade da vida dedicada à cultura hip-hop, Ramiro Mart produz uma bonita e por que não, religiosa, reflexão sobre sua infância e seu momento atual – aquilo que queria ser e o que tem se tornado – através do levantamento das suas “conquistas reais”. Família, amigos, cachorros, um corsa sedan 2003, ducha no quintal, a companheira, um castelo real. A banda brilha durante a faixa com o groove pesado do baixo de LV, a guitarra do Clayton solando bonito, a cama do orgão do Ronan Castro, junto ao beat do Gori. “Redução de Danos” é um dos pontos altos do disco.

A passagem do tempo e nossa condição de finitude é assumida em sua totalidade e expressa de diversas formas ao longo de “Pulso”. Ramiro Mart produz um EP que provém de um período de morte coletiva e de perdas daquilo que lhe é mais próximo. No entanto, há a uma serenidade e uma força alegre de pensamento, expresso musical e poeticamente como uma guinada em sua carreira, onde a crueza dos raps mais undergrounds que sempre produziu encontram na organicidade desta produção um ponto onde não há mais retorno.

O time reunido de músicos, MC’s e cantoras é um show à parte. A “banda” formada parte por Ronan Castro (piano, rhodes e orgão) com músicos e vozes da igreja e parte através da caminhada de Ramiro Mart pelo mundo da música “profana” conta com: Maressa Carneiro (violino), LV (baixo), Clayton Perreira (guitarra), Pedro Bernardes e Goribeatzz (synths) DJ Novset (Scratch), produzem a organicidade groovada nas raízes do soul, funk e jazz. Além dos músicos Alessandro Dornelos, Thales Dias, Thiago El Niño, Igor Lira, Ashira, Lorena Arruda.

Não seria exagero classificar este como o melhor trabalho do artista, dada a força musical aliada a qualidade lírica, no entanto seria melhor vê-lo como aquilo que ele é: um passo à frente em uma carreira extremamente rica e importante para a história do rap nacional.

Nova Música Convida

Neste sábado (26), a partir das 20h, Ramiro Mart se apresenta no festival ‘Nova Música Convida’, promovido pelo Sesc Barra Mansa. O evento gratuito, que será realizado na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, reúne nomes da música contemporânea do sul Fluminense nos dias 26 e 27.O festival conta com as atrações musicais: Dj Carol Oliveira, DJ Genesttra, Thiago Elnino e Hodari, DJ Josafá, Juremeiros, além da renomada sambista Leci Brandão.

Deixe um Comentário