VOLTA REDONDA
Para criar um ambiente natalino de amor, fraternidade, solidariedade e empatia, o projeto Natal Solidário Sustentável apostará em um formato pensado para proporcionar a reflexão, contemplação e empatia, para além do consumo, propondo a criação de uma loja pou-up para geração de renda das artesãs da Associação de Mulheres Mariana Crioula, com parte da renda revertida para os projetos sociais. A loja Pop-Up Social Arte´S Marianas está localizada no shopping Park Sul.
De acordo com a artesã e participante do projeto, Maira Mendes, a loja também integrará, durante seu funcionamento, ações solidárias para assistência de crianças e famílias atendidas pelos projetos da referida Associação. “Assim, desejamos que as pessoas se reconectem com o amor e a solidariedade do brasileiro e que participem ativamente das ações sociais propostas pelas intervenções do Natal Solidário e Sustentável”.
Ela explica que o termo é uma referência às janelas ‘pop-up’, que surgem na tela dos computadores e desaparecem rapidamente. Da mesma forma, as lojas temporárias são abertas de forma relâmpago e funcionam por pouco tempo. “Nosso funcionamento será até o dia 24 de dezembro, e é uma oportunidade para que a população conheça melhor o nosso trabalho. A loja também é uma forma de dar visibilidade e valorizar a produção manual, muitas das vezes a artesã é uma pessoa humilde e é também a oportunidade de incentivar a profissional”, cita.
As lojas sociais podem ser consideradas inclusivas porque servem como uma medida de intervenção rápida que minimiza algumas das necessidades mais emergentes de um cidadão numa situação de vulnerabilidade econômica e, como verificado, atualmente a sociedade é marcada por desigualdades socioeconômicas, estas desigualdades muitas vezes têm como consequência situações de exclusão social, caracterizadas pela falta de acesso às oportunidades de trabalho, falta de recursos ou, pela fraca cidadania e consequentemente pela pobreza. A exclusão social é, neste sentido, um conceito multidimensional, pois incluiu a ideia de falta de acesso não só a bens e serviços, mas também de segurança, justiça e cidadania.
ÁRVORE DOS DESEJOS
A Árvore dos Desejos é uma outra ação dentro do projeto, será uma árvore de natal solidária, que visa levar mais alegria para 400 crianças carentes. Esta parte do projeto ainda está em fase de conclusão de ideias.