SUL FLUMINENSE
Novos mamógrafos podem ser destinados a nove municípios após emendas apresentadas pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) ao Orçamento 2023. São cerca de R$ 3 milhões para essa finalidade. A iniciativa ocorre em meio a um levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), no início de outubro, que revelou que somente um quarto das mulheres no Brasil acima dos 50 anos realizam a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Da região, podem ser beneficiadas as cidades de Paraíba do Sul e Vassouras. As demais são: Sumidouro, Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis, Areal, Santo Antônio de Pádua, Vassouras e Armação de Búzios.
Segundo o levantamento realizado pela SBM, entre os fatores que dificultam o acesso ao exame estão a existência de mamógrafos inoperantes nas cidades brasileiras e a distância entre as pacientes e o atendimento. ¨Muitas mulheres não têm condições de se locomover até as capitais para realizar o exame e, quando isso ocorre, já descobrem a doença em estágio avançado. É preciso facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama, equipando as unidades de saúde pública do interior do Estado com novos mamógrafos¨, destacou o deputado, que ainda apresentou outras 20 emendas de prioridade ao Orçamento 2023.
Essas emendas contemplam 17 cidades do estado para ações diversas, com destaque para programas ligados à saúde e qualidade de vida da mulher, como a implantação de programa de prevenção à violência contra a mulher e delegacias especializadas de atendimento à mulher.