PORTO REAL
O projeto “Horta no Quintal é Bem Legal”, acaba de dar a primeira produção. Nesta terça-feira, dia 18, alunos do Centro Educacional Infantil Municipal (CEI) Maria de Lourdes Ferreira, localizado no bairro Freitas Soares, colheram as primeiras verduras plantada no projeto desenvolvido por meio de uma parceria com o professor Anaximandro Cominetti, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
A diretora do CEI, Rigelda Maria da Silva Souza, explicou que o projeto teve início em agosto para levar aos estudantes e seus familiares a proposta de hábitos mais saudáveis como forma de proporcionar melhor qualidade de vida, seja através da alimentação, de atividades de contato com a natureza e de noções de preservação ambiental. “Foi uma experiência muito interessante para as crianças que participaram desde a parte da construção dos canteiros como do plantio e cuidado com as mudas até a colheita de verduras. Este é um Projeto interessante e agregador de valores nutricionais e ambientais”, disse Rigelda.
Para implementar o projeto no CEI, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, forneceu as mudas e ajudou na preparação dos canteiros. “Ficamos muito contente com o resultado obtido na primeira colheita. É gratificante ver os funcionários da escola tendo todo cuidado com a horta e a participação das crianças no projeto idealizado pela diretora, visando valorizar a terra e estimular a produção de verduras para o consumo próprio”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Martins, o Andrinho. Ele ainda afirmou que a Secretaria está aberta a parceria com qualquer instituição de ensino municipal para a realização do projeto “Horta no Quintal é Bem Legal”. “Basta que o estabelecimento de ensino procure a nossa Secretaria para realização do projeto na escola”, comentou o secretário.
O prefeito Alexandre Serfiotis parabenizou a direção do Centro Educacional e a equipe da Secretaria de Agricultura pela realização do projeto. “São iniciativas enriquecedoras como esta que transformam o ambiente escolar e a vida dos estudantes, um Projeto que utiliza a fertilidade das terras da nossa cidade em prol da saúde alimentar e da utilização do meio ambiente como aliado para uma melhor qualidade de vida”, disse Serfiotis.