Cláudio Castro visita primeira estação pronta do Teleférico do Alemão e anuncia retomada de todo o sistema em 2023

0

RIO

Os moradores do Complexo do Alemão terão de volta o Teleférico no próximo ano. O anúncio de retomada do modal foi feito pelo governador e candidato à reeleição ao Governo do Rio, Cláudio Castro, nesta quarta-feira (28/09), durante visita à Estação Bonsucesso, a primeira das seis estações com as obras de reforma concluídas. Esta primeira fase de recuperação do sistema conta com investimento de R$ 16,9 milhões e tem previsão de entrega para dezembro deste ano. Com o restabelecimento do Teleférico do Alemão, cerca de 10 mil passageiros serão beneficiados por dia.

– Aqui foi uma grande decisão de o Estado reassumir o Teleférico. Optamos por um material todo novo e o que estava em uso será reaproveitado como peças de reposição. Assim, geramos mais segurança para a população, sem falar no cabo utilizado, que agora terá o dobro de durabilidade do anterior. O Teleférico integra a comunidade ao asfalto. Retomar suas atividades é uma forma de mostrar respeito aos moradores, que, desde que os serviços foram suspensos, gastam mais tempo e dinheiro para se locomoverem – afirmou Cláudio Castro.

O cronograma de obras está a todo vapor, com a estação Morro da Baiana com 80% de obras concluídas, Alemão com 70% e Itararé, Adeus e Palmeiras com 30%, cada. As intervenções incluem melhorias nos sistemas elétricos, de iluminação e de controle, nas instalações hidráulicas, sanitárias e mecânicas, além de recuperação do ar-condicionado, coberturas e acabamentos. Na próxima etapa, serão investidos R$ 150 milhões para a modernização dos equipamentos pela Poma, empresa francesa que montou o sistema do Teleférico. Após esse processo, a Secretaria de Transportes vai realizar a licitação para operar o sistema.

– As tratativas com a Poma foram oficialmente costuradas no fim do último ano, durante missão governamental na França, onde fechamos um acordo com a empresa para a reativação do Teleférico do Alemão. Esse é o poder do diálogo e resultado de um trabalho em conjunto, que visa trazer qualidade de vida para o morador do Complexo. A contratação da multinacional já está sendo finalizada e, em breve, o morador poderá contar novamente com esse importante serviço – completou o governador.

Retomada da economia local com serviços para a população

Mais do que devolver aos moradores um transporte que fazia a diferença no dia a dia, o restabelecimento das atividades do Teleférico vai movimentar a economia local, com centros comerciais, assim como atrair turistas. A população também terá acesso a importantes serviços no local, como os do Detran, além de ações esportivas e para o meio ambiente. Todo o processo será feito de acordo com as demandas dos moradores, por meio de um processo de escuta.  Para o vendedor Wellington dos Santos, de 28 anos, a notícia da volta do Teleférico do Alemão veio em boa hora.

– O Teleférico voltar a funcionar é a melhor coisa que poderia acontecer. Quando o transporte fechou, o movimento caiu 40% aqui na estação e vários funcionários foram demitidos. Sem falar que muitos comércios que tinham na estação tiveram que fechar. Essa volta vai gerar muito emprego, sem falar que os moradores da comunidade vão gastar bem menos – ressaltou Wellington.

Deixe um Comentário