RESENDE
Em breve a população poderá contar com um novo equipamento para realizar exames de alta complexidade no município. A Santa Casa recebeu, nesta semana, o primeiro aparelho de ressonância magnética nuclear da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, para atender os pacientes da rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde.
De acordo com a direção da Santa Casa, este novo equipamento ficará na sala onde funcionava o antigo laboratório da unidade. “O local passará por uma obra de instalação, que demanda questões técnicas específicas para receber o equipamento, como, por exemplo, o manuseio de compostos químicos. A previsão é que o aparelho possa começar a operar ainda no fim deste ano”, informa a direção.
A Santa Casa recebeu ainda uma nova ambulância de Unidade de Terapia Intensiva móvel e um furgão. A UTI móvel está apta para realizar transferência de pacientes para unidades hospitalares, bem como para municípios vizinhos.
MELHORIAS
Desde 2017, a unidade vem passando por obras de melhorias em diferentes áreas. Atualmente, a Santa Casa passa por um processo completo de obras, que envolve desde sistema de segurança até criação de novas salas e laboratórios. Entre as intervenções, estão a instalação de um sistema anti-incêndio que funciona sem a necessidade da ação humana (sprinkler); adiantamento dos processos que envolvem a construção da estrutura do elevador da unidade, que será utilizado como maca-leito para transporte de pacientes e acessibilidade a todos os andares do prédio.
O cronograma das obras inclui ainda instalação de alarmes em caso de emergência, iluminação emergencial para atender locais com saída para o exterior das edificações, área de cuidados com a saúde mental, nova lavanderia, novo laboratório para manuseio de exames feitos na própria unidade, Centro de Traumato-ortopedia e ressonância magnética, bem como um novo centro de fisioterapia ambulatorial.