O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo assinou nesta semana uma carta de intenção de parceria com a Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa (Aciap). Quem se beneficia com a ação são os artesãos.
Os profissionais cadastrados poderão se associar à Aciap com uma mensalidade diferenciada de R$ 10, terão descontos em cursos profissionalizantes pelo Sebrae, estrutura burocrática para atendimento e suporte e assistência de marketing. Os cursos conduzirão os participantes para a profissionalização, incentivando o empreendedorismo e a inscrição como Microempreendedor Individual (MEI).
Esses cursos terão como objetivo a capacitação dos artesãos em empreendedorismo, gestão empresarial, acesso a mercado e prepará-los para a Flumisul, que será realizada no segundo semestre. Serão duas turmas com média entre 25 e 30 participantes. As atividades começam em março e as datas serão definidas em conjunto. Os interessados devem se dirigir a Sede da Aciap situada à Avenida Domingos Mariano, 196, Centro, munidos da carteira do artesão e documento de identidade. As vagas para os cursos são limitadas.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, destaca que a parceria com a Aciap-BM proporcionará ao artesão barra-mansense uma profissionalização e melhoria na qualidade do item confeccionado. “Com esse programa de capacitação, muita coisa vai mudar na perspectiva do artesão, principalmente em relação à criatividade e inovação para criar novos produtos. Essa é uma causa que foi abraçada pelo prefeito Rodrigo Drable e vamos continuar investindo para a economia local cresça cada vez mais”, afirmou.
A presidente da Aciap, Denyse Singulani, declarou que o objetivo é fomentar o artesanato de forma integrada. “Como os artesãos estão reunidos dentro do mesmo segmento, a possibilidade de troca de experiências é muito rica. Eles poderão perceber que as dificuldades podem ser as mesmas e trabalhar coletivamente pode ajudar. O objetivo da Aciap BM, enquanto setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural e promove a melhoria da qualidade de vida, é ampliar a geração de renda e postos de trabalho. Ficamos muito felizes com essa parceria e temos a certeza que a cidade vai colher bons frutos”, finalizou.