São 12 candidatos a presidente; nove ao Governo do Rio de Janeiro; 13 postulantes ao Senado; e 1.059 candidatos a deputado federal e 1.607 a deputado estadual
BRASÍLIA
Desde hoje, 16, candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado, federal, estadual e distrital estão nas ruas em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a participarem do pleito no dia 2 de outubro, a realizar comícios e a fazer propaganda na internet, por exemplo. São 12 candidatos a presidente com seus vices; nove ao Governo do Rio de Janeiro e respectivos vices; 13 postulantes ao Senado; e 1.059 candidatos a deputado federal e 1.607 a deputado estadual. Uma verdadeira corrida para 46 dias de campanha de primeiro turno.
A campanha segue até o dia 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.
O QUE PODE E NÃO PODE
PODE – realizar comícios entre 8h e meia-noite; impulsionar conteúdo na internet, mas de modo identificado como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação; enviar mensagens eletrônicas para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, pelo partido, federação ou pela coligação, desde que disponibilizem opção para descadastramento do destinatário; carreatas, caminhadas até às 22 horas do dia 30 de setembro; usar alto-falantes, carros de som e minitrios como apoios a comícios, carreatas, caminhadas e passeatas; usar bandeiras móveis em vias públicas de 6 às 22 horas; arrecadas recursos para campanha por meio de financiamento coletivo.
NÃO PODE – veicular conteúdos de cunho eleitoral a partir de perfis falsos; usar sites e pessoas jurídicas e órgãos públicos para fazer propaganda; disparar mensagens em massa para pessoas que não se inscreveram; Contratar tecnologias e serviços de impulsionamento não fornecidos pelas próprias redes sociais; compartilhar fake News e aqueles que possam caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública; fazer propaganda ou pedir votos por meio de telemarketing; realizar showmícios; confeccionar, utilizar e distribuir brindes ou vens que propiciem vantagem ao eleitor.
VEJA QUEM SÃO OS CANDIDATOS A PRESIDENTE
Doze candidatos concorrem ao cargo de Presidente da República e seus vices. São eles:
VEJA QUEM SÃO OS CANDIDATOS A GOVERNADOR
O Estado do Rio tem nove pretensos postulantes ao cargo de governador. São eles:
VEJA QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO SENADO
Nesse ano uma vaga no Senado está disponível para representar o Rio de Janeiro. São 13 candidatos. São eles: