PORTO REAL
Quem realizar o plantio de árvores nativas em suas propriedades, em breve, poderá obter descontos ou até isenção no pagamento do seu Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) no município. Esta foi a proposta apresentada pelo vereador Juan Pablo da Silva Almeida (Cidadania) no Plenário do Legislativo, na segunda-feira, dia 8. A proposta foi aprovada por unanimidade, mas ainda precisa passar pela análise do prefeito Alexandre Serfiotis.
Segundo o vereador Juan Pablo, a proposta tem como objetivo incentivar medidas que estimulem a preservação, proteção e recuperação do meio ambiente, concedendo, em contrapartida, benefícios parciais ou integrais no pagamento do IPTU do contribuinte. “É sabido que temos pouca área verde no município e esta seria uma maneira sustentável de ajudar e estimular os nossos munícipes a contribuir com o nosso meio ambiente, além de ajudar no aumento do repasse do ICMS Ecológico”, destacou o parlamento.
“O desmatamento é uma triste realidade e suas consequências são catastróficas. Uma cidade arborizada, sem dúvida alguma, oferece, além de um visual mais bonito, condições de vida mais agradáveis para todos os seus moradores. A questão é educativa e vital para o mundo inteiro e, nós, enquanto poder público, temos o dever de desenvolver medidas que estimulem a população a agir de forma mais consciente”, enfatizou o Juan Pablo.