Obesidade infantil é debatida em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Volta Redonda

0

“Os Malefícios do Excesso de Peso nas Crianças: como reverter o atual panorama”. Esse foi o tema da Audiência Pública realizada na noite de quarta-feira, 19, no Plenário da Câmara de Vereadores de Volta Redonda. O evento foi proposto pelo vereador Jari (PSB) após pesquisa realizada com estudantes das escolas públicas do município.

Entre outros, participaram da audiência estudantes de Nutrição e Educação Física, o coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) Elton Bicalho de Souza, e o professor de Educação Física, Sílvio Henrique Vilela, da mesma instituição, que também atua na Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), educadores e representantes da comunidade.

O autor do requerimento que propôs o debate foi quem presidiu o evento. Ele aproveitou o momento para reforçar a importância do tema. Disse que o assunto é muito importante, pois trata a prevenção à saúde. Ressaltou ainda que o cuidado e atenção deve começar na infância. “Criança saudável é adulto saudável. A obesidade infantil, mal que acomete crianças em todo mundo, pode se tornar um problema de saúde pública se não tiver a atenção necessária. Temos que atuar em conjunto para melhorar a qualidade de vida de nossas crianças”, destacou o parlamentar.

COORDENADOR CURSO DE NUTRIÇÃO

O coordenador do curso de Nutrição do UniFOA, Elton Bicalho de Souza, que é também responsável pela pesquisa com as crianças das escolas públicas de Volta Redonda, afirmou que o resultado apontou que mais de 50% dos avaliados apresentaram características que propiciam o aparecimento de doenças como hipertensão, pré-diabetes e aumento de colesterol.

Disse o coordenador que a pesquisa focou em crianças com média de idade de oito anos e o estudo deu um importante alerta. “Educadores, família e o poder público têm que formar uma força-tarefa em prol de nossas crianças. Valorizar a alimentação saudável, a comida simples, além de exterminar o sedentarismo, incentivar a prática esportiva. E isso passa pela ampliação dos espaços públicos de lazer e a segurança”, explicou o coordenador, ressaltando que criança com sobrepeso pode significar adolescente obeso e adulto sem saúde.

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Já o professor Sílvio abriu a discussão e focando na importância do binômio alimentação saudável e exercício físico para combater a obesidade. Ele atribui o aumento do número de crianças com sobrepeso, principalmente, às mudanças no estilo de vida das famílias.

“A evolução da tecnologia, importante e benéfica em muitos aspectos, reduziu a necessidade de movimento. Se compararmos um grupo de crianças dos anos 60, 70, 80 e até 90, vamos ver atividades que demandavam atividade física, hoje é comum que as crianças se dediquem aos jogos de computador na maior parte do tempo para o lazer”, exemplificou o professor.

No encerramento da audiência, o vereador Jari disse que tem esperança de que a exposição dos profissionais tenha sensibilizado os pais e os estudantes presentes. “O nosso objetivo aqui, mais do que expor os problemas e sugerir soluções, é tornar cada um multiplicador dessas necessidades e alcançar soluções práticas, promover mudança de comportamento”, concluiu o vereador.

 

 

Deixe um Comentário