RESENDE
Resende foi apontada em uma pesquisa nacional como a 35ª melhor cidade de médio porte do Brasil, a única na lista do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa do mês de junho, foi feita pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, e divulgada na Revista Isto É, e apontou um ranking de 50 municípios por porte – pequeno, médio e grande. Em todas as categorias da avaliação, em todo o estado, apenas Niterói e Resende aparecem. Foram pesquisados 5.565 municípios do país.
Foram analisados indicadores de formas quantitativa e qualitativa, como execução orçamentária, padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior, qualidade de vida, educação, habitação, desenvolvimento humano, mobilidade digital, acesso digital ao conhecimento e capacidade de arrecadação. “Isso é mais um motivo de grande orgulho para Resende, principalmente quando observamos que a cidade deu um grande salto em todas avaliações, que foram feitas desde 2017. Vale lembrar que esse e outros rankings que colocaram Resende entre as melhores cidades do Brasil levam em conta aspectos como Infraestrutura, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Finanças Governança e outros tantos itens”, disse o prefeito Diogo Baleiro Diniz, completando que os números e avaliações mostram que a prefeitura tem investido corretamente e com transparência em todos os setores da administração pública. “Nunca se investiu tanto na cidade e no cidadão como agora”, afirma.
EM OUTRAS AVALIAÇÕES
Sobre as outras avaliações mencionadas pelo prefeito, uma delas foi em 2017, quando a cidade alcançou o primeiro lugar no ranking de geração de empregos formais do Estado. Além disso, neste mesmo ano, o município ficou em 17º lugar no cenário nacional, sendo o único município fluminense entre os primeiros colocados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No ano seguinte, Resende foi considerada uma das melhores do Brasil para investimento em negócios. Os dados foram informados por um estudo realizado pela consultoria Urban Systems, e divulgado pela Revista Exame.
E no turismo também teve avaliação. Em 2019, a cidade foi considerada como um dos dez melhores destinos turísticos para se visitar. Essa informação é da agência de viagens Expedia. Visconde de Mauá foi considerada pela agência como “joia da Serra”, sendo um dos destinos indicados para a visitação, seguidos de cidades como Campos do Jordão, Natal e Arraial do Cabo.