VOLTA REDONDA
Foi identificado como Gilberto Mendonça Amâncio, de 33 anos, o homem morto na noite de domingo, dia 19, no bairro Aterrado. A Polícia Civil teve acesso às imagens do crime e está à procura do criminoso. As câmeras instaladas pela prefeitura também registraram o crime, e as imagens serão apresentadas na 93ª Delegacia de Polícia (DP) para ajudar nas investigações. O homicídio ocorreu em uma avenida movimentada do bairro após a vítima deixar uma farmácia. O homem chegou a atravessar a pista mesmo ferido e morreu na calçada de um mercado.
Por meio das câmeras de estabelecimentos comerciais instaladas em comércios da Avenida Paulo de Frontin, a Polícia Civil apurou que Gilberto estacionou seu veículo em um estacionamento de uma farmácia de esquina entre a avenida com a Rua Jaime Pantaleão. Ele entrou no local e passou a ser observado por um homem, que saiu de um ponto de ônibus. O criminoso voltou ao ponto onde saiu inicialmente e retornou ao ver Gilberto saindo da farmácia. A partir daí, foram feitos vários disparos de arma de fogo e a vítima chegou a atravessar a avenida, ainda sendo alvejada. Gilberto caiu na frente de um hortifrúti, não resistindo.
A equipe do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada após o crime e testemunhas relataram que o atirador teria fugido em uma motocicleta.
Gilberto era morador do bairro Vila Americana. O local passou por perícia, onde foram arrecadados oito estojos deflagrados de 9mm.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços e o caso foi registrado na 93ª DP, onde está sendo investigado.
CÂMERAS DA PREFEITURA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Ordem Pública (Semop), disse na manhã desta segunda-feira, 20, que vai encaminhar à polícia, imagens de câmeras instaladas no Aterrado que flagraram o homicídio. Os equipamentos são parte dos cerca de 200 já em operação no município por meio do projeto Cidade Monitorada, que prevê a instalação de mais de mil câmeras em regiões centrais e periféricas.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, o vídeo será encaminhado às autoridades que investigam o crime e toda estrutura montada pelo governo municipal ficará à disposição das forças de segurança, para tentar agilizar a captura dos criminosos. “O ocorrido mostra que as câmeras estão funcionando e são parte de um projeto que vem sendo implantado na cidade para aliar tecnologia e planejamento para integrar as ações das forças de segurança e melhorar o dia a dia da população”, afirmou o secretário, lembrando que o projeto Cidade Monitorada já instalou mais de 400 câmeras e todas estarão integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).