RESENDE
As pessoas em situação de rua poderão levar seus animais de estimação quando estiverem em abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centro de serviços destinados ao atendimento das pessoas em situação de rua. O Plenário aprovou a proposta da vereadora Márcia Lima (Republicanos) feita por meio da indicação nº 3.675/2022.
Ao justificar a indicação, a vereadora Márcia Lima disse que o objetivo é contribuir para a saúde emocional das pessoas em situação de rua durante atendimento. “Sabemos que quem utiliza esses serviços vive uma situação muito difícil e, muitas vezes, tem o bicho de estimação como único ponto de apoio. Além disso, a medida ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas da cidade”, argumenta a parlamentar.
Já em outra propositura voltada para a área social, Márcia Lima solicita ao Poder Executivo que busque parcerias para a oferta de biogás às famílias carentes do município.
De acordo com a vereadora, a ideia consiste na instalação de biodigestores para a produção de biogás a partir de esterco animal, nos moldes do que já é feito em cidades como Cabo Frio (RJ) e Três Lagoas (MS). “O preço do botijão de gás GLP tem impactado muito no orçamento doméstico, principalmente no caso das famílias em situação de vulnerabilidade. Diante disso, o biodigestor pode ser uma boa alternativa para que as pessoas tenham acesso facilitado ao gás de que precisam para cozinhar. Conto com a sensibilidade do governo municipal para tornar a medida viável”, justificou a vereadora.