RESENDE
A Feira do Livro de Resende (FLIR) volta a ser realizada, a partir desta quinta-feira, dia 9, no Parques de Exposições do município, localizado no bairro Morada da Colina. Depois de dois anos em formato virtual por conta a pandemia da Covid-19, a FLIR ganha uma extensa programação cultural para todos os leitores da região Sul Fluminense até o próximo domingo, dia 12. A Feira, que é realizada pela Look Midia, com apoio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, ficará aberta todos os dias das 9 às 21 horas, com entrada gratuita para os visitantes.
Este ano, a FLIR, que tem como patrono homenageado o Dr. João de Azevedo Carneiro Maia, conhecido como o Pai do Municipalismo Brasileiro e tem como tema principal “Histórias em Quadrinhos”, valorizando esse gênero textual e buscando trazer o leitor para “dentro” da história contada. “A Feira será, novamente, um grande ponto de encontro de escritores, educadores, artistas e público em Resende, colocando em evidência a produção artística local e reunindo todos em um só lugar. Espaços temáticos com conteúdo infantil, juvenil e adultos vão envolver mais de 400 artistas. Mesas e debates sobre arte e literatura vão incentivar a participação do público e movimentar a feira”, explica a organização do evento, salientando que a FLIR tem como objetivo principal estimular a popularização do livro e a democratização do acesso à literatura, criando um ambiente de trocas, diálogos e aprendizados entre todos os presentes.
Mais de 25 expositores entre editoras, livrarias e sebos vão expor seus variados produtos com grandes descontos. Além do Espaço Educacional com instituições educacionais, com o objetivo de aproximar os setores educacionais ao mundo da literatura envolvendo o público nessa união. Já nas programações da FLIR, será possível encontrar apresentações artísticas associadas à literatura, como música, espetáculos de dança, teatros e saraus no Palco Cultural.
FLIRZINHA PARA PÚBLICOINFANTIL
Pensando no público infantil, terá a Flirzinha, um ambiente alegre, com contações de histórias, encontro com autores e apresentações infantis, visando o incentivo ao hábito de leitura nas crianças. O público poderá contar também com diversas palestras, bate-papos e oficinas com diversos temas no Auditório Literário.
A Caravana da Ciência, um espaço de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência. A visitação, além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. Além desses locais haverá outros espaços como a Tenda SESC, ofertando oficinas variadas de grafite, livro sensorial, dentre outras. Além de mostras literárias, exposições e diversas atrações surpresas durante o evento.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Mais de 60 escritores de todos os estilos literários e de diversos lugares do país estarão na FLIR autografando e lançar livros no Espaço do Escritor.
Entre eles, Júlio Emílio Bras, Aline Rochedo Pachamama (Chuiah Puri), Bia Bedran e Babi Dewet. Toda a programação pode ser conferida no site www.feiradolivroderesende.com
PATRONO
Nascido em Resende, João Maia exerceu vigorosa atividade intelectual, como jornalista, poeta, historiador e jurista. Foi condecorado com o título imperial de oficial da Ordem da Rosa, pelos serviços prestados à Nação durante a Guerra do Paraguai. Foi na imprensa regional que encontrou o meio adequado à discussão e à pregação das ideias que defendia.
Como advogado militante, e orador fluente, deixou nos anais do foro de sua cidade, a lembrança de êxitos memoráveis. Também, ocupou por diversas legislaturas a Câmara Municipal de Resende. Sua obra-prima foi, “O Município”(1878), foi considerada como repositório clássico de trabalhos concernentes à evolução histórica do Município e aos problemas de administração local, estuda o autor, a vida municipal, desde os tempos primitivos, reportando-se à existência de Comunas na Índia, antes mesmo do próprio Município romano, e cujos vestígios foram encontrados na Ásia após a conquista de Alexandre.
João Maia, foi também um grande poeta, tendo produzido o poema escrito no dia 27 de outubro de 1872, em que a primeira locomotiva transpôs o Rio Paraíba, em Resende. O poema intitulado: “O Itatiaia e o Wagon”, foi considerado na época, um dos mais belos da língua portuguesa, tendo sido transcrito em seu livro: “Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende, Desde a sua fundação”(1891). Escreveu a lenda “Tymburibá”, em que revelou excepcionais qualidades de autor de ficção, trabalho este, considerado pela crítica do fim do século XIX, como dos melhores do gênero.