ITATIAIA
O município já conta com Polos da Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA) e da Fundação Leão XIII. O prefeito Irineu Nogueira acompanhado dos presidentes da Fia, Fernanda Lessa Flores Rodrigues e da Fundação Leão XIII, Gerson Oliveira dos Anjos Junior, inauguraram na tarde desta quarta-feira, dia 1º, no dia do aniversário de emancipação político-administrativa do município, as duas unidades que vão funcionar na Rua Vitória Sócrates, n° 156, no bairro Vila Martins. Participaram do evento o vice-prefeito Denilson Sampaio; a consultora especial de Projetos para a Assistência Social, Simone Barbosa; a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marise de Carvalho, além de secretários municipais, do vice-presidente da Câmara Municipal, Silvano Rodrigues, o Vaninho e os vereadores Alexandre Campos, o Tim Campos e Eduardo Pereira, o Dudu Pereira.
O prefeito Irineu Nogueira lembrou que a Fia e a Fundação Leão XIII, cada uma dentro de sua área de atuação, prestam bons serviços à sociedade. “Com a presença das duas entidades, será possível disponibilizar ao cidadão, no próprio município, serviços e programas importantes da Fundação para a Infância e Adolescência – RJ e da Fundação Leão XIII”, afirma Nogueira.
A presidente da Fia, Fernanda Lessa Flores Rodrigues disse que Itatiaia, ao inaugurar o Polo da Fia, amplia sua rede de proteção aos jovens e adolescentes. Ela informou que no polo da Fundação duas iniciativas serão disponibilizadas à comunidade: o Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência e o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência.
O primeiro desenvolve ações essencialmente dirigidas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual no âmbito familiar. No Programa de Trabalho Protegido na Adolescência é oferecido ao adolescente de ambos os sexos oportunidade de inserção no mundo do trabalho, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. “Após um treinamento com duração de quatro meses, o PTPA acompanha o adolescente no trabalho até seus 18 anos incompletos. Os adolescentes devem estar matriculados e frequentando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio, e serem oriundos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família ou Renda Melhor Jovem, entre outros requisitos”, frisa Fernanda.
FUNDAÇÃO LEÃO XIII
Já no Polo da Fundação Leão XIII, o cidadão poderá ter orientações sobre a emissão da Carteira de Trabalho digital e sobre a Identificação Civil para pessoas em situação de rua, com emissão gratuita de segunda via da carteira de identidade e outros documentos, além de isenção de documentos. “O serviço de isenção de documentos da Fundação Leão XIII possibilita acesso à gratuidade para emissão de novas documentações, como carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão / habilitação / averbação de casamento e certidão de óbito”, explica o presidente da Fundação Leão XIII, Gerson Oliveira dos Anjos Junior.