BARRA MANSA
O andamento da reforma e restauração da Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada no distrito de Amparo, foi acompanhado nesta quarta-feira, 25, pelo prefeito Rodrigo Drable e o bispo diocesano Dom Luiz Henrique. A previsão é que a obra termine no final do mês de julho. Emendas parlamentares designaram aproximadamente R$ 949 mil para custear a restauração.
As obras acontecem por meio de convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, e a Prefeitura de Barra Mansa.
Desde 2015 o local está fechado. O prefeito Rodrigo Drable destacou que a igreja de Amparo é um orgulho para todos pelo marco histórico e religioso que representa. “A gente vence a primeira etapa da estrutura da igreja, garantindo que ela se torne segura. Agora prevemos o restauro de adornos e das imagens através de parceria com a comunidade, promovendo festas e eventos para que sejam restauradas. Então, é muito importante o envolvimento social de todos para nós celebrarmos em pouco tempo a entrega dessa igreja totalmente reformada e restaurada”, ressaltou o prefeito.
Para o bispo, o local que é um patrimônio histórico da região pode ser inaugurado até o mês de agosto.
Os secretários municipais Eros dos Santos (Planejamento Urbano) e Bruno Paciello (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação) também estiveram presentes, assim como a gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos. Segundo ela, uma festa na localidade está sendo programada para o dia 15 de agosto, com a igreja aberta. “Vamos trabalhar de hoje até lá para fomentar o turismo religioso”, apontou.