PORTO REAL
Um grupo de voluntários participou de uma visita ao Refúgio de Vida Silvestre (Revis), localizado no bairro Bulhões, uma unidade de conservação do grupo de proteção integral prevista em legislação no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A primeira visita pública aconteceu na quarta-feira, dia 4 e contou com a participação de 16 pessoas, entre elas representantes da Câmara Municipal; das Secretarias de Saúde, Comunicação e munícipes de Porto Real e Resende.
A visita guiada pela funcionária da Secretaria de Meio Ambiente, Marcelle Nardelli Baptista, o objetivo foi de apresentar o local para os voluntários e programar as atividades segundo o plano de manejo.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, o Revis de Bulhões é o último remanescente do bioma Mata Atlântica dentro dos limites do município e onde estão localizadas as nascentes da única fonte de água não dependente do Rio Paraíba do Sul, o Rio Piá. “O objetivo de criação do Revis é assegurar condições para a existência de reprodução de espécies de fauna e flora ameaçados de extinção. Durante a visita, dois observadores de aves conseguiram registrar 43 espécies diferentes de aves que foram avistadas também pelos visitantes”, informou a Secretaria.
O prefeito Alexandre Serfiotis reforçou a importância de cuidados com o Meio Ambiente e declarou que preservar as espécies da fauna e flora é essencial para que a vida silvestre tenha garantias de sair da ameaça de extinção. “O Meio Ambiente é a casa do mundo, preservar o que existe e aumentar as áreas que propiciam procriação de espécies e surgimento de novos tipos de vegetação é um dever nosso e um compromisso para com as futuras gerações”, disse Serfiotis.